Prefeitura de Manaus realiza ‘Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil’
27/11/2025 15h15
#paratodosverem – Titular da Semed, Junior Mar, reunido com educadores e estudantes da rede municipal de Educação, durante a “Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil”
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realizou, nesta quinta-feira, 27/11, a “Gincana Municipal do Programa Acelera Brasil”. O evento ocorreu no auditório da Semed, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com a participação de mais de 230 estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
A ação tem como objetivo estimular a participação ativa e criativa dos alunos, reunindo as escolas campeãs das divisões distritais em uma competição saudável que integra conhecimento, agilidade, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Além de fortalecer a alfabetização e aprimorar a aprendizagem, o programa utiliza metodologias integradas que promovem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional, contribuindo para a recomposição das aprendizagens e para o avanço de estudantes em situação de distorção idade-série.
O titular da Semed, professor Júnior Mar, destacou que a gincana representa um verdadeiro momento de celebração.
“Após um ano de trabalho intenso, com envolvimento de professores, tutores, alunos e de toda a comunidade escolar, chegamos a este momento para celebrar. As crianças apreciam essa experiência que alia diversão e aprendizagem, tornando o evento um espaço festivo, de crescimento e ampliação de oportunidades. A gincana simboliza alegria, integração e desenvolvimento educacional”, declarou o secretário.
A gerente de Canais do Instituto Ayrton Senna, Mariana Vitarelli, enfatizou a longa parceria com a Semed.
“Já são mais de 10 anos celebrando essa cooperação, que tem transformado a vida de muitos estudantes. Atualmente contamos com os programas de Correção de Fluxo, Se Liga e Acelera Brasil, que atuam diretamente na mitigação da distorção idade-série. Professores da rede foram formados para aplicar as soluções educacionais dos programas, desenvolvendo todo o trabalho pedagógico em sala de aula”, afirmou Mariana.
A professora do Acelera Brasil, Daiara Santos, comentou o impacto do programa no processo de aprendizagem dos estudantes. “Nosso programa é essencial para alunos que chegam com defasagem e dificuldades. Ele resgata a autoestima, pois os estudantes percebem que são capazes. Por meio de conteúdos dinâmicos, vídeos e estratégias pedagógicas planejadas, acompanhamos sua evolução e vemos a superação de limitações. É muito gratificante”, explicou.
A competição acontece anualmente e vai além da disputa pelo título de Campeã Municipal, busca incentivar companheirismo, trabalho em equipe, resiliência e respeito. A estudante Verônica da Silva, de 14 anos, do 4º ano, relatou sua experiência. “Quando entrei no Acelera, fiquei muito feliz, porque ele ampliou meus conhecimentos. Vou poder avançar do 4º para o 6º ano. Aprendi muitos conteúdos, como sobre o corpo humano. Minha leitura melhorou muito e hoje escrevo bem. Sou muito grata à minha professora”, afirmou.
Implementação
Os Programas de Correção de Fluxo foram implementados em Manaus em 2015 e, desde então, já atenderam mais de 36 mil estudantes, impactando e transformando suas vidas por meio de metodologias que desenvolvem competências socioemocionais e resgatam a autoestima, fortalecendo o protagonismo estudantil. O Programa é desenvolvido pela equipe do Departamento de Gestão Educacional (DGE) e da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed

— — —
Texto – Jorgiane Castinares/Semed
Fotos – Eliton Santos/Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCC3uq


