Prefeitura estende horário em mais duas unidades de saúde
11/03/2013 14h28

Mais duas unidades de saúde da Prefeitura de Manaus entram esta semana no horário ampliado de funcionamento e passam a atender de segunda a sexta-feira das 7 às 21 horas, e aos sábados das 7h às 17h. Nesta terça-feira, 12, a Unidade Básica de Saúde Amazonas Palhano, no São José II, zona Leste, terá o horário estendido e na quarta-feira, 13, é a vez da Unidade de Saúde Ambulatorial (USA) Balbina Mestrinho, na Cidade Nova, zona Norte, totalizando 10 unidades da rede municipal de Saúde trabalhando em novos turnos e livre demanda em todas as zonas da cidade.
O novo horário de funcionamento é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para ampliar o acesso da população à rede municipal, beneficiando as pessoas que trabalham em horário comercial. O prefeito e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, estarão pessoalmente na terça-feira, às 18h, acompanhando o início dos trabalhos na UBS Amazonas Palhano, na Rua Antônio Matias, s/nº, São José II.
“Agora as zonas Leste e Norte contam, cada uma, com três unidades de saúde para atender a grande procura por atendimento destas áreas com vazios assistenciais. E elas vão atender como as outras oito que já estão em funcionamento desde o dia 15 de janeiro deste ano, com pequenas urgências, com demanda livre (sem agendamento), para que os nossos profissionais possam acolher da melhor forma possível os usuários com atendimento de qualidade e sem precisar lotar os hospitais”, afirmou Evandro Melo.
Nos casos mais graves, explicou o secretário, a unidade terá como suporte a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para locomover os pacientes aos hospitais de referência.
Segundo Evandro Melo, desde que a Prefeitura estendeu o funcionamento de oito unidades, a demanda no novo horário aumentou em mais de 100%.
“Fizemos uma pesquisa em uma semana de atendimento normal, das 7h às 17h, e verificamos que foram atendidas, em quarenta horas semanais, 14 mil pessoas e no horário ampliado, com 28 horas por semana, 16 mil pessoas.
Isso demonstra que tínhamos uma demanda reprimida, ou seja, pessoas que não tinham tempo de ir às unidades e agora têm”, contou o secretário.
Entre os serviços ofertados nas UBSs, estão consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia e enfermagem, além de controle de hipertensão, diabetes, diagnóstico de malária, atendimento de suspeita de dengue, hanseníase, tuberculose, imunização, prevenção ao câncer de colo do útero e de mama e pré-natal.
Total de Unidades com atendimento estendido (10):
DISTRITO DE SAÚDE NORTE
USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I
DISTRITO DE SAÚDE LESTE
UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II.
USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves.
DISTRITO DE SAÚDE SUL
UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade
DISTRITO DE SAÚDE OESTE
UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II.
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória.