Defesa Civil fez mais de mil atendimentos em 60 dias

Por Prefeitura de Manaus

11/03/2013 14h22

Icone audio

O Gabinete Militar da Prefeitura por meio da  Defesa Civil de Manaus fez mais 1 mil atendimentos nos dois primeiros meses deste ano. No trabalho de prevenção, com atendimento às famílias e levantamento dos imóveis construídos em áreas de risco geológico, e ainda com o trabalho das equipes de plantão 24 horas, a Defesa Civil atendeu 558 pessoas. Outras 562 ocorrências foram registradas 562 ocorrências foram registradas pelo número de emergência 199.

Deslizamentos de barranco, risco de desabamento de residências construídas em área de risco, próximo a encostas, e alagamentos por conta do assoreamento dos igarapés, lideram as chamadas e ocorrências. A resposta rápida e o trabalho de prevenção realizado nessas áreas evitou acidentes maiores, em nenhuma ocorrência foi registrada vítima fatal de acidente.

Os trabalhos realizados pelas equipes de plantão se dão a qualquer hora do dia ou da noite. A ocorrência registrada pelo número 199 é atendida de imediato, em um trabalho conjunto com equipes da semasdh que realizam o serviço de atendimento as famílias. O trabalho da Defesa Civil de Manaus é avaliar o imóvel e a área, se há risco de acidentes e o que pode ser feito para impedir o desastre como a solicitação da retirada dos moradores.

Além do trabalho de atendimento de urgência, desde janeiro equipes da Defesa Civil trabalham nas áreas de risco fazendo o levantamento dos imóveis. No Mauzinho, zona Leste, 409 residências já foram visitadas pela Defesa Civil de Manaus. O trabalho preventivo começou por este bairro por ser a área com maior número de edificações em áreas de risco geológico identificada pelo CPRM.

Nos primeiros 60 dias do ano, foram feitas também, 14 demolições de residências com risco de desabamento e as famílias encaminhas para aluguel social; construção de três casas de madeira em situação analisada como caso social, e doações de colchões para famílias atingidas por alagamentos em dias de chuva.

A Defesa Civil de Manaus esta acompanhando a cheia do Rio Negro para desenvolver trabalhos de prevenção na área urbana e na zona rural de Manaus.

Defesa Civil de Manaus, ligue 199.