Grupo Curumim na Lata comemora 22 anos com espetáculo em homenagem a Aníbal Beça
19/11/2025 14h58
#paratodosverem – Criança canta no palco; ao fundo, uma banda formada por crianças e adolescentes
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), celebrou os 22 anos do grupo Curumim na Lata com o espetáculo “Aníbal Beça, Música e Poesia”, realizado na noite desta terça-feira, 18/11, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (Icbeu), no Centro.
O espetáculo apresentou a história de vida e as obras do artista Aníbal Beça, poeta, escritor, compositor, tradutor, teatrólogo e jornalista, por meio de música, teatro e poesia. O grupo Curumim na Lata é executado pelo Centro Municipal de Arte e Educação (Cmae) Aníbal Beça, da Semed.
O projeto tem como objetivo aprofundar a criação musical dos alunos de percussão por meio da experimentação sonora com materiais recicláveis, promovendo consciência ambiental, sustentabilidade e o desenvolvimento artístico, cognitivo e emocional dos estudantes.
Durante a apresentação, o diretor de Gestão Educacional da Semed, Anézio Mar, representando o secretário municipal de Educação, Junior Mar, destacou a importância do trabalho desenvolvido. “A arte e a educação não estão separadas, e o trabalho desenvolvido pelo Cmae Aníbal Beça prova isso com maestria. É lindo ver o quanto esse envolvimento já deu frutos até aqui, apreciar a qualidade destes músicos e o olhar de alegria dos jovens e adolescentes que fazem parte deste espetáculo. Então, parabéns ao Cmae Aníbal Beça e, principalmente, ao grupo Curumim na Lata, por tudo que fez a tantas pessoas ao longo dos seus 22 anos de existência”.
A gestora do Cmae Aníbal Beça, Vanice Anjos, também ressaltou o impacto do projeto. “O Curumim na Lata é um dos grandes símbolos do Cmae Aníbal Beça. Ao longo de mais de duas décadas, tem sido espaço de formação artística, expressão cultural e transformação social. Cada ritmo, cada apresentação e cada estudante que passou pelo grupo carrega a força da arte como caminho de pertencimento, disciplina e esperança”.
O repertório reuniu composições musicais e poesias de Aníbal Beça e momentos especiais de homenagem. A apresentação contou com 104 músicos e teve quase 1h30 de duração, incluindo a participação dos projetos Flauta Doce “Os Sopraninos”, Violino Tutti, Clarinete Rio Negro e Linguagem Artística de Dança “Ritmos Pacheco”.
A estudante Ester Silva, integrante do grupo há quatro anos, celebrou a importância do projeto em sua formação. “O Grupo Curumim na Lata foi muito importante na minha vida, porque abriu muitas portas para mim. Me deu o privilégio de cantar no Teatro Amazonas, em cerimônias grandes da Prefeitura de Manaus, e me concedeu a oportunidade de demonstrar meu talento no canto e na música. Além disso, me ajudou a enxergar outros talentos. Hoje, estudo e faço dança também por influência do grupo. Esse projeto foi essencial para meu crescimento pessoal e artístico”.
— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Foto – Eliton Santos/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCBfaK


