Prefeitura de Manaus vai implantar a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres
08/03/2013 17h59

O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou que, após a Reforma Administrativa, colocará em funcionamento a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. A informação foi divulgada na manhã desta sexta-feira (8), durante o lançamento do programa estadual de vacinação gratuita contra o câncer de colo uterino, realizado na sede do Governo, no bairro Compensa, zona Oeste. A Secretaria foi instituída através da Lei Municipal nº 1.551, em 11 de janeiro de 2011. Entretanto, nunca chegou a sair do papel.
“Irei implantar e manter essa nova secretaria, porque entendo que é preciso ter base de ação maior para mulher de Manaus poder se defender e poder crescer em direção à verdadeira igualdade de gênero. A ideia não é antagonizar mulheres e homens, mas igualar injustiças salariais e qualquer tipo de desrespeito que a mulher venha a sofrer ainda hoje”, afirmou Arthur Neto.
De acordo com o prefeito, os últimos estudos para que a secretaria seja colocada em prática já estão sendo efetuados. Em seguida, um nome será escolhido para dirigir a pasta e dar prosseguimento às ações voltadas especialmente às mulhares manauaras.
Programa do governo
Na sede do Governo, o prefeito disse que nunca viu, em sua trajetória política, o Dia Internacional da Mulher ser comemorado com tanta eficiência, já que a vacina contra o câncer do colo do útero protegerá inúmeras mulheres de todo o Amazonas. A iniciativa do governador Omar Aziz, tornou o Amazonas o primeiro estado brasileiro a oferecer gratuitamente a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) causador de mais de 90% dos casos de câncer do colo uterino.
O programa é uma parceria com a Prefeitura de Manaus, que vacinará num primeiro momento 90 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Segundo o prefeito, essa é uma oportunidade que se tem de fazer investimento em uma geração inteira, deixando-a livre da doença que mais mata mulheres com câncer no Amazonas.
“São 22.657 crianças com idade entre 11 e 13 anos na rede municipal de ensino que serão imunizadas. Nós temos uma relação muito estreita com governo do Estado para chegarmos ao êxito desse projeto, unindo as secretarias de Saúde e Educação. Esse é o caminho, investir na vacinação para garantirmos a saúde das nossas mulheres no futuro”, avaliou o prefeito.
REPORTAGEM: Alita Menezes