Prefeitura encerra atividades da primeira turma de Residência Médica
12/12/2014 17h54

A Prefeitura de Manaus promove, nesta segunda-feira, 15, o encerramento da 1º turma de Residência Médica de Medicina da Família e Comunidade (MFC), realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A solenidade será, às 8h30, no auditório “Senador João Bosco Ramos de Lima”, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A Residência de Medicina de Família e Comunidade da Semsa iniciou em 2012, com oito vagas credenciadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Uma das bolsas é paga pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do projeto Pró-Residência. Durante dois anos, os residentes se especializam em questões intimamente ligadas a abordagem, diagnóstico e tratamento de pacientes dentro dos programas e estratégias de saúde da família.
“Saber que o atendimento está cada vez mais especializado nos orgulha muito. O processo de residência médica da Semsa tem este objetivo. A intenção é sempre dotar nosso atendimento de processos mais modernos, efetivos e eficientes”, disse o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.
O programa está formando quatro novos médicos especializados: Lílian César Salgado Boaventura, Shádia Hussami Hauache Fraxe, Wilson Cândido Ferreira Júnior e Danielle Figueiredo Rodrigues dos Santos. Atualmente, o programa tem nove residentes, sendo cinco R1 (primeiro ano de residência) e quatro R2 (segundo ano de residência), além dos seis preceptores (professores). A unidade escola da residência é a UBS Enf.ª Ivone Lima dos Santos. “Nós estamos orgulhosos de formar profissionais muito bem capacitados para atuar em nossas Unidades de Saúde. E, cada vez que uma nova turma de residentes deixa o programa formado, significa dizer que lá na ponta temos a certeza de que nossos pacientes estão em boas mãos”, disse o coordenador da Comissão de Residência Médica da Semsa (Coreme Semsa), Mauro Magaldi Lins.
Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior