Maternidade Moura Tapajóz destaca formas de prevenção e diagnóstico precoce em evento alusivo ao ‘Outubro Rosa’
17/10/2025 14h10


A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), administrada pela Prefeitura de Manaus, promoveu, nesta sexta-feira, 17/10, evento em alusão ao “Outubro Rosa”, mês de esclarecimentos e cuidados voltados à prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Uma roda de conversa foi organizada com residentes e acadêmicos da Escola de Enfermagem de Manaus (EEM), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), para esclarecer servidoras da unidade sobre as formas de prevenção e sobre a importância do diagnóstico precoce.
“Sabemos que cuidar da saúde é uma atividade que deve ser priorizada o ano inteiro, mas o ‘Outubro Rosa’ nos permite colocar em destaque a importância da atenção e do autocuidado, compartilhar informações e promover de forma ainda mais eficiente a conscientização tanto sobre o câncer de mama quanto sobre o do colo do útero. Só assim, poderemos conseguir reduzir a incidência e a mortalidade por essas doenças”, avaliou a diretora da MMT, enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz.
Criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, o “Outubro Rosa” é um movimento de conscientização internacional que tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença, ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A preceptora dos alunos da Ufam, professora doutora Maria Suely de Sousa Pereira, abriu os trabalhos falando sobre a experiência positiva que os alunos têm na prática diária da MMT. “Estamos encerrando este período muito produtivo de aprendizado aqui, na MMT, com um evento para lembrar que todas nós, profissionais que cuidamos das pessoas, também precisamos de cuidado e de nos cuidar”, destacou a enfermeira.
Após a palestra e o bate-papo, foi promovido um momento integrativo especial, com o objetivo de proporcionar acolhimento, leveza e troca de experiências entre as participantes, por meio de um café da manhã colaborativo organizado pelas servidoras da unidade.
A enfermeira Sílvia Matos, uma das organizadoras da ação, ressaltou que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. No entanto, com o diagnóstico precoce, as chances de cura são de 95%. “Por essa razão, é essencial discutir o assunto, perguntar, esclarecer dúvidas, conhecer seu corpo e saber identificar os sinais que ele dá, além de aprender a forma correta de realização do autoexame das mamas e a importância dos exames preventivos”, disse a enfermeira.
— — —
Texto – Marcella Normando/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa