Prefeitura garante parceria no Projeto Circuito da Ciência 2013
06/03/2013 13h53

O Projeto Circuito da Ciência, que entra este ano na sua 13ª edição, conta com a parceria da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), no desenvolvimento de atividades voltadas à educação ambiental e estímulo à arborização; e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que já levou ao circuito mais de 7 mil alunos da rede pública.
Na manhã desta quarta-feira, 06, o subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Francimar Mamed, participou da solenidade de abertura do Workshop de Planejamento do Projeto Circuito da Ciência, que definiu as ações a serem desenvolvidas pelas instituições parceiras ao longo do ano. A solenidade ocorreu no Auditório da Ciência do Inpa.
O subsecretário Francimar Mamed, que representou a secretária Kátia Schweickardt no evento, destacou a importância da parceria e anunciou que a Semmas terá equipes realizando jogos ambientais, oficinas e exposições de reaproveitamento de resíduos sólidos e doação de mudas aos participantes – ações que fazem parte do trabalho desenvolvido pela Semmas, dentro do Projeto Uniambiente e em todas as ações realizadas nas diversas zonas da cidade.
O Circuito da Ciência ocorrerá sempre no primeiro sábado de cada mês, começando em abril próximo. Todas as edições serão realizadas no Bosque da Ciência do Inpa, tendo como público-alvo alunos de escolas municipais e estaduais de comunidades das zonas urbana e rural. Este ano, a novidade será a inclusão de escolas de quatro municípios da Região Metropolitana de Manaus.
O diretor geral em exercício do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, ressaltou a importância das parcerias para que a finalidade do projeto – interação com a comunidade – seja atendida. Ele anunciou a intenção de ampliação do projeto, com as inaugurações – previstas para o final do primeiro semestre – de um planetário e um aquário de quelônios no Bosque da Ciência.
Semed
Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Ângela Amorim, desde que a parceria Secretaria de educação e INPA foi firmada, mais de sete mil alunos já participaram do projeto. Ela explica que as ações desenvolvidas no Circuito da Ciência servem de parâmetro para as atividades científicas praticadas nas escolas.
“Procuramos fazer um link do que é ensinado aqui no Circuito com as ações pedagógicas das escolas. Os trabalhos que realizamos, por meio do PCE (Programa Ciência na Escola), são apresentados aqui no Circuito”, disse.
O Coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, também destaca a parceria com a Semed.
“Em 14 anos, aproximadamente 200 escolas e 45 mil estudantes já participaram das atividades. Temos relatos de alunos que participam do Circuito da Ciência que hoje são estudantes de biologia e enveredaram para a pesquisa científica.”, falou.