Estudantes do 9º ano da Prefeitura de Manaus participam do ‘Viradão Saeb’ 2025
09/10/2025 15h27


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), dá continuidade, nesta quinta-feira, 9/10, ao “Viradão Saeb” 2025, desta vez voltado para os alunos do 9º ano da rede municipal de ensino. A iniciativa acontece de forma presencial no auditório da sede da Semed, na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da capital, e transmitido pelo YouTube, no canal oficial da Semed.
A ação tem como objetivo reforçar o conhecimento em Língua Portuguesa, Matemática e preparar os estudantes para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece de 20 a 31/10.
O Viradão contou com a participação presencial de 500 estudantes, divididos entre manhã e tarde, das escolas municipais Antônio Matias Fernandes, Guilherme Barbosa Baker, João Queiroz, Antônia Pereira, Antonina Borges, Solange Nascimento, Professor Paulo Graça, Pintor Leonardo da Vinci, Biólogo Adolpho Duck, Siria Mamed, Francisco Guedes, Arthur Engrácia da Silva, Abílio Alencar e o Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Professor Dr. José Aldemir de Oliveira. Além disso, mais de 13 mil estudantes assistiram pelo Youtube em 141 unidades.
Durante o evento, o titular da Semed, Júnior Mar, conversou com os estudantes e destacou a importância da participação ativa dos alunos no Viradão Saeb.
“Estudantes, vocês são a razão de todo o nosso trabalho. O 6º Tempo na Semed Manaus foi criado para fortalecer a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no 5º e 9º ano. Mais do que aprender conteúdos, é fundamental se tornar boas pessoas e cidadãos conscientes. Temos muito orgulho do crescimento de cada um de vocês na rede municipal”, destacou o secretário.
Equipes pedagógicas das Divisões Distritais Zonais (DDZs), professores e gestores escolares participam de atividades que estimulam a aprendizagem de forma lúdica e engajadora, reforçando o compromisso da rede municipal com a melhoria dos índices educacionais.
O professor de matemática César Rocha, informou como funciona a dinâmica para envolver os alunos nas aulas. “As minhas aulas são divididas em três partes: aprender, exercitar e o desafio. Como a matemática, para muitos, pode parecer monótona, decidi inovar. Na etapa de exercícios, criei um Rap para chamar a atenção dos alunos e foi um sucesso. Eu sou um professor dinâmico e essas atividades só vieram somar. Ter eventos como o Viradão é fundamental para envolver os alunos”, afirmou César.
A professora de língua portuguesa, Liliane de Oliveira, falou sobre a relevância da ação para o preparo dos estudantes. “Esse Viradão é maravilhoso, pois o preparatório é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades de leitura e escrita. Isso contribui diretamente para o bom desempenho nas avaliações e, principalmente, para a vida de cada um, ajudando-os a progredir e alcançar o sucesso no resultado”, ressaltou a educadora.
O estudante Carlos Abraão da Silva, 15, enfatizou que o aulão é uma verdadeira festa de aprendizagem. “O Viradão nos ajuda muito, não apenas durante o evento, mas também em todas as aulas do sexto tempo. Nós conseguimos ter mais confiança na hora das provas, porque passamos a ter certeza de que sabemos resolver as questões. Essas aulas fortalecem a convivência entre alunos e professores. Tudo isso contribui para que a gente alcance um bom desempenho no Saeb”, concluiu Carlos.
A programação acontece também nos dias 13 e 14/10. Ao todo, a iniciativa deve mobilizar aproximadamente 50 mil estudantes do 5º e 9º ano, de 447 escolas da rede municipal de ensino.
— — —
Texto – Jorgiane Castinares / Semed
Foto – Mário Oliveira / Semed