Semsa apresenta proposta de novo modelo de atenção à saúde

Por Prefeitura de Manaus

05/03/2013 12h23

Icone audio

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apresenta, nesta quarta-feira, 06, a proposta de implantação de um novo modelo de atenção em saúde para Manaus que atenda às necessidades de assistência na área de urgência, doenças crônicas e prevenção de doenças. O novo plano de trabalho será executado pelo sanitarista Eugênio Vilaça Mendes, um dos mais renomados especialistas em saúde pública do Brasil, que se reunirá com os gestores da Semsa para, com base na proposta, discutir as estratégias de trabalho que serão desenvolvidas nos próximos dois anos. O evento acontecerá no auditório da Semsa, na Avenida Mário Ypiranga, nº 1.695, Adrianópolis, das 08h às 12h.

O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que a implantação do novo modelo de atenção em saúde tem o objetivo de qualificar os serviços oferecidos, melhorando o atendimento à população, conforme a determinação do prefeito Arthur Neto. “A nossa meta é melhorar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, estabelecendo novas áreas de abrangências, implantando territórios únicos para as ações de vigilância e assistência, construindo e adequando as unidades de saúde, considerando o perfil endêmico de cada território e aumentando a resolutividade, ou seja, a capacidade da rede de resolver os problemas dos usuários”, explicou.

Durante todo o dia de ontem, Vilaça visitou diversas unidades de saúde nas quatro zonas da cidade para conhecer o funcionamento da rede municipal de saúde e fazer um diagnóstico da atual situação. Com a nova proposta, o consultor pretende trabalhar a rede de assistência em saúde sendo coordenada pela atenção primária. Para ele, a atenção primária só vai funcionar efetivamente se conhecer a sua população. “Para isto acontecer, vamos trabalhar população, território e família”, disse.

Ele esclarece, também, que as unidades de saúde da rede municipal terão suas responsabilidades definidas e deverão atuar com a classificação de risco, identificando, já na chegada do paciente, a sua prioridade de atendimento. Todo esse trabalho terá como base principal a Estratégia Saúde da Família, que permite a organização do acesso do usuário ao sistema de saúde e a criação de vínculo entre o SUS e a comunidade.

O secretário municipal de Saúde salientou que uma linha de cuidados será estabelecida definindo as unidades de referência e contrarreferência. “As doenças crônicas, consideradas hoje uma epidemia, também serão incluídas no plano de ação, como item prioritário. Além disso, um sistema de prontuário eletrônico será implantado, facilitando o acesso a informações sobre o histórico de saúde do usuário”, destacou.

Ainda segundo Evandro Melo, atualmente, a Estratégia cobre apenas cerca de 30% da população. A meta da Semsa é chegar até o fim do ano com uma cobertura mínima de 44%, o que significa a inclusão de mais 200 mil pessoas na rotina de assistência. “Por conta da baixa cobertura e do modelo fragmentado de assistência, com unidades funcionando de forma independente e com pouco vínculo comunitário, a resolutividade atual é muito baixa enquanto são altos os índices de doenças crônicas, que tendem a crescer naturalmente com o envelhecimento da população”, ressaltou o secretário.

CURRÍCULO – Eugênio Vilaça Mendes é formado em odontologia e tem mestrado em Administração. Destacou-se como sanitarista, oferecendo grande contribuição para a melhoria da saúde pública no Brasil, além de conquistar reconhecimento internacional. Depois de coordenar as ações do Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Sanitária Rural (Ippedasar), em Montes Claros, entre os anos de 1972 a 1974, desenvolveu carreira na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, tendo exercido várias funções. Foi consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).