Prefeitura tem programa de assistência à saúde das crianças com deficiência

Por Prefeitura de Manaus

09/12/2014 17h52

Icone audio

Nesta terça-feira, 09, Dia Nacional da Criança com Deficiência, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), intensificou as orientações aos pais nas Unidades Básicas de Saúde, destacando que a prevenção e a identificação precoce, em muitos casos, continuam sendo os melhores aliados para a qualidade de vida, começando pela infância. Dados do último censo (2010) apontam que o Brasil tem cerca de 45 milhões pessoas com deficiência, sendo que quase quatro milhões são crianças.

 

Serviços de reabilitação são oferecidos pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semsa. Para ter acesso, o usuário deve procurar uma unidade de saúde próxima à residência para avaliação. Após isto, será encaminhado a um serviço que ofereça avaliação funcional e de reabilitação, dependendo do caso.

 

As ações de reabilitação visam o desenvolvimento das capacidades e das habilidades, dos recursos pessoais e dos comunitários para promover o máximo de independência e a participação social das pessoas com deficiência. Podem ser realizadas em algumas policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados.

 

A porta de entrada da pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde é a Atenção Primária, por meio da Estratégia Saúde da Família, que orienta práticas de forma integral e contínua, com ações de promoções, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde.

 

Para o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto, a prevenção é essencial. “São medidas fundamentais para a redução da incidência de deficiência e incapacidades, visto que cerca de 70% dos casos são evitáveis ou atenuáveis”, enfatizou, esclarecendo que as mesmas devem ser tomadas antes mesmo de engravidar e devem seguir nos primeiros dias, após o nascimento.

 

Orientações

Antes da gravidez, o casal deve procurar a assistência médica para avaliar as condições físicas da futura mãe, principalmente se esta tiver menos de 18 anos. Quando na família houver casos de deficiência, procurar também aconselhamento genético. Exames como hemograma completo, toxoplasmose, sífilis, diabetes, tipagem sanguínea, rubéola e tétano, pelo menos seis meses antes de engravidar, devem ser realizados. Doenças infecciosas e sexualmente transmissíveis devem ser prevenidas e casamento entre parentes devem ser evitados.

 

Já durante a gestação, devem ser realizadas pelo menos sete consultas de pré-natal, assim como os exames periódicos de controle. Não ingerir álcool e não fumar também devem fazer parte da nova rotina, além de se alimentar de forma saudável e evitar exposição à radiação (raio x).

 

Após o nascimento, que deve ter acompanhamento de profissionais habilitados, de preferência em um hospital/maternidade, alguns exames são indispensáveis, como o apgar e os famosos ‘testes’.

 

No primeiro, uma nota de 0 a 10 indica se está tudo bem ou trata-se de um bebê de médio ou alto risco; o teste do pezinho identifica alterações metabólicas, endocrinológicas e outros distúrbios genéticos e congênitos; o teste do olhinho (ou teste do reflexo vermelho) detecta possíveis problemas congênitos na visão; o teste da orelhinha aponta deficiência auditiva, uma doença encontrada com frequência no período neonatal; e o teste do coraçãozinho que ajuda a detectar, precocemente, problemas congênitos graves do coração, permitindo que o bebê passe a receber o imediato acompanhamento com cardiologista, antes mesmo de aparecerem os sintomas da doença.

 

Unidades que possuem ações de reabilitação:

 

Zona Norte:

Policlínica Dr. José Antônio Silva – Rua Arueiras, nº 55 – Monte das Oliveiras

Policlínica Anna Barreto – Av. Grande Circular, s/n – Monte Sião.

UBS Armando Mendes – Rua 05, s/n, conj. Manôa.

 

Zona Sul:

Policlínica Castelo Branco – Rua do Comércio, s/n – Parque 10.

Policlínica Antônio Reis – Rua São Lázaro, s/n – São Lázaro.

 

Zona Leste:

Policlínica Comte. Telles – Rua J, etapa B, São José III.

UBS Geraldo Magela – Rua I, s/n, Armando Mendes.

 

Zona Oeste:

UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/n – Glória.

Centro Especializado de Reabilitação – Rua Comandante Paulo Lasmar, s/n, Conj. Santos Dumont.