Prefeitura de Manaus tem alta de 106% em número de processos analisados pelo Implurb
03/10/2025 15h05


Setembro é o mês com a melhor marca de número de processos analisados junto à Divisão de Aprovação de Projetos (Diap), do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com 932 análises feitas pela Prefeitura de Manaus dentro do sistema de licenciamento urbanístico da capital. Comparando com o mesmo período de 2024, a alta é de 106%, sendo 453 análises no ano passado.
De janeiro a setembro, o incremento chega a 24%, somando 5.563 processos, contra 4.486 de 2024. A média de 2025 é de 618 processos analisados por mês. Em toda a gestão do prefeito David Almeida, de janeiro de 2021 a julho de 2025, a marca atingida é de quase 32 mil análises realizadas no sistema.
“Estamos vivendo um novo momento no licenciamento urbano em Manaus: mais rápido, seguro e transparente. Já são mais de 30 mil processos analisados nesta gestão, um marco que reflete o compromisso diário de simplificar e agilizar os trâmites. Cada liberação representa oportunidades reais para a cidade, novos empreendimentos, obras em andamento e empregos criados. Esse avanço demonstra que Manaus se fortalece como um polo preparado para receber investimentos e crescer de maneira organizada e sustentável”, afirmou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.
Diretoria
A diretoria mantém um canal em funcionamento pelo WhatsApp para sanar dúvidas técnicas, verificar status, pareceres e questões referentes à legislação urbana em vigor. Quem tem processos no setor pode buscar atendimento no número (92) 98855-1630 (apenas WhatsApp), por ordem de demanda.
Suporte
A equipe oferece suporte ao público e requerentes, para que tenham as respostas de forma mais rápida, de segunda a sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 13h às 16h, no modo virtual (WhatsApp). O atendimento presencial no setor é realizado diariamente, das 8h às 11h30. Para agilizar o serviço, o usuário deve ter o número do processo em mãos e enviar sua dúvida ou solicitação.
— — —
Texto – Claudia do Valle/ Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/ Implurb