Prefeitura realiza mais uma edição do projeto ‘Procon Manaus nas Escolas’

Por Prefeitura de Manaus

25/09/2025 19h55

Icone audio
#paratodosverem – Equipe do Procon Manaus realizando palesta em sala de aula para alunos durante projeto “Procon Manaus nas Escolas”

A Prefeitura de Manaus, por meio do Serviço de Atendimento e Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), realizou, nesta quinta-feira, 25/9, mais uma edição do projeto “Procon Manaus nas Escolas”. Desta vez, a ação aconteceu na escola municipal Terezinha Moura Brasil, localizada no bairro Compensa 2, zona Oeste.

De acordo com a assessora técnica de Fiscalização do Procon Manaus, Luciandre Moura, levar esse tipo de conhecimento para dentro das escolas é fundamental para a formação dos jovens.
“É de extrema importância que, a partir de uma certa idade, a criança ou o adolescente comece a conhecer os seus direitos básicos, começando aí também a introduzir a educação financeira, que hoje em dia sabemos estar cada vez mais complexa. Por isso, é importante que, desde a primeira infância, a gente já leve esse conhecimento para dentro das escolas”, declarou.

Estudantes do 9º ano participaram de atividades educativas com foco na conscientização sobre os direitos e deveres do consumidor. A ação visa fortalecer o conhecimento sobre os direitos consumerista, consumo consciente e responsável, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos e informados.

O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais da Semed, Ricardo Simões, destacou os resultados positivos do projeto e reforçou a relevância da educação financeira no ambiente escolar. “Essa já é uma experiência exitosa, nós temos resultados extraordinários. Isso é de uma importância altíssima, trazendo saúde mental, saúde física e melhorando a qualidade de vida. Quem sabe gerenciar os seus recursos financeiros, necessariamente tem uma qualidade de vida bem melhor”, disse.

A metodologia do projeto inclui vídeos explicativos, dinâmicas em grupo, jogos e simulações, tornando o aprendizado mais leve e interativo. A proposta é levar a educação consumerista de forma prática e acessível, estimulando o senso de responsabilidade desde cedo.

Entre os participantes, o estudante Ângelo Matheus destacou a importância de aprender sobre os direitos do consumidor. “Assim como a gente trabalha e soa todo dia para poder conseguir nossas coisas, a gente também tem que ter o direito de reclamar caso elas venham quebradas ou danificadas”, afirmou.

— — —
Texto – Lara Bernardes/ Procon
Fotos – Valdo Leão/ Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCvgVf