Semmas e Semulsp atuam juntas no manejo da arborização da Praça São Sebastião
02/03/2013 18h19

O trabalho de manejo da arborização urbana, desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, chegou neste sábado, 02, à Praça São Sebastião, no Centro. Equipes das secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e Limpeza Pública (Semulsp) trabalharam nos procedimentos de poda de rebaixamento e levantamento de copa dos 27 oitizeiros que integram o conjunto arbóreo do logradouro, em frente ao Teatro Amazonas.
O objetivo do trabalho foi proporcionar uma melhoria da qualidade da iluminação no local, principalmente à noite, e do estado fitossanitário das árvores. Foram retirados focos de erva-de-passarinho e galhos que apresentavam infestação por fungos, estando na iminência de cair. No total, 18 agentes da Semulsp trabalharam no local, sob a supervisão dos técnicos da Semmas, que levou atividades de educação ambiental e distribuição de mudas frutíferas e ornamentais para a praça.
O diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, explica que o manejo da arborização em ambientes urbanos é de suma importância porque evita os conflitos das árvores com os equipamentos urbanos, a exemplo de rede elétrica e iluminação. O procedimento é feito de forma a permitir que as árvores continuem proporcionando sombreamento e conforto térmico, sem prejuízos a quem transita na área. O manejo atendeu também à solicitação da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), responsável pela gestão do largo, e a Secretaria Municipal Extraordinária de Requalificação do Centro (Semex). Os dois órgãos estavam preocupados com o fato de o crescimento das árvores estar encobrindo tanto a iluminação dos postes quanto a ornamental existente na praça.
No Centro, já foram realizados procedimentos de poda, avaliação de risco de queda e retirada de erva-de-passarinho nas árvores situadas na Praça da Saudade, Ruas Ramos Ferreira, Ferreira Pena, Dez de Julho, Luiz Antony, 24 de Maio e no trecho da Eduardo Ribeiro, entre a 24 de Maio e Dez de Julho. Um dos reflexos positivos das ações foi a diminuição significativa do número de quedas de árvores antigas na região central durante os últimos temporais ocorridos na cidade.