Prefeitura realiza 1º Congresso de Educação da Semed
02/12/2014 19h38

A formação continuada para professores é o foco das discussões do 1º Congresso de Educação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que começou nesta terça-feira, 2, e vai até o próximo dia 4. Na abertura, realizada na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os investimentos voltados para elevar a qualidade da educação na rede municipal, uma determinação do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, foram destacados pelo secretário da Semed, Humberto Michiles.
“Reformar a escola, a estrutura física, é só você contratar uma empresa e está resolvido, mas construir qualidade de educação é mais difícil, é todo um processo que requer dedicação, empenho, debate, discussão, é um processo que tem que ser bem construído. É muito importante esse congresso e tenho certeza que teremos bons trabalhos a serem seguidos. Não foi inventada nenhuma tecnologia que possa substituir o professor em sala de aula e investir no professor é investir na qualidade de educação”, declarou Michiles.
O tema do congresso, “Formação continuada e pesquisa: reflexões sobre a prática pedagógica” será discutido em seminários, mesas redondas, apresentações de trabalhos, apresentações culturais, workshops e palestras com profissionais da educação. Segundo a chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Jecicleide Nascimento, os trabalhos apresentados durante o congresso se tornarão um livro disponível para todos os professores.
“O congresso é o encerramento de toda a formação de 2014, ele tem o objetivo de divulgar e compartilhar as práticas pedagógicas realizadas pelos nossos professores, através dos trabalhos. Todas as publicações, ao término do congresso, irão se tornar um livro de 500 páginas”, relatou.
Para a professora Michele de Albuquerque Rodrigues, o congresso é uma ótima oportunidade para expor seu trabalho feito com alunos e professores da Semed. “O congresso fala da formação continuada e pesquisa, dentro da minha área, que é a psicologia escolar, nós trabalhamos bastante a formação continuada com os professores dentro da educação sexual. O meu trabalho teve como tema ‘Analises dos Processos Dialógicos entre Adolescentes Multiplicadores em Educação Sexual’, trabalhado com professores da educação infantil até o 9º ano”, informou a professora.
A programação deste primeiro dia de congresso encerrou com a palestra do professor Vasco Moretto sobre educação continuada. Nesta quarta e quinta-feira o evento ocorre nos auditórios da Secretaria Municipal de Saúde e na DDPM, ambos na avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul.
Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Rodemarques Abreu