Trabalhos sobre amamentação são premiados durante o encerramento do Enam/Enacs
28/11/2014 18h12

O XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (Enam/Enacs), iniciados na última segunda-feira, dia 24, foram encerrados nesta sexta-feira, dia 28, com a premiação dos trabalhos científicos nas categorias de Comunicação Coordenada e Pôster.
A cerimônia de encerramento aconteceu no Studio 5 Centro de Convenções, onde durante três dias mais de duas mil pessoas de todo o Brasil participaram de debates sobre o tema “Qualidade de vida: amamentação e alimentação complementar em redes – uma visão a partir da Amazônia”. A pediatra Adriana de Miranda Leão representou no evento o prefeito Arthur Virgílio Neto e o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão.
A presidente do Enam/Enacs e chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Ivone Amazonas, destacou o esforço conjunto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e das mais de 20 instituições, públicas e privadas, que ajudaram a realizar o evento em Manaus. “Houve um esforço conjunto para que fosse possível receber profissionais de outros estados brasileiros e de outros países para promover a troca de experiências de profissionais de saúde em busca do fortalecimento das ações de promoção ao aleitamento materno e à alimentação complementar apropriada para crianças”, destacou Ivone Amazonas.
O Enam/Enacs reuniu 36 trabalhos científicos aprovados na categoria de Comunicação Coordenada e 313 trabalhos aprovados na categoria Pôster. Desse total, foram premiados o primeiro lugar na categoria Pôster e os três primeiros colocados na categoria Comunicação Coordenada.
Os trabalhos premiados foram: Prevalência de doação de leite humano ordenhado e Fatores associados entre nutrizes assistidas em Unidades Básicas de Saúde da cidade do Rio de Janeiro (Primeiro Lugar Categoria Pôster); Prevalência de Aleitamento cruzado, motivos alegados para a prática e fatores associados (Primeiro Lugar Categoria Comunicação Coordenada); Práticas apoiadoras paternas à amamentação na visão das mulheres (Segundo Lugar Categoria Comunicação Coordenada); Apoio à mulher trabalhadora que amamenta: relato de experiência em hospital filantrópico do nordeste do Brasil e Influência da pasteurização em microvesículas de amostras de leite materno humano (Terceiro Lugar Categoria Comunicação Coordenada).
A autoria do trabalho premiado em primeiro lugar na categoria Comunicação Coordenada, Mariana Seehausen, formada em Biomedicina e mestranda em saúde coletiva pela Universidade Federal Fluminense, em Niterói (Rio de Janeiro), explicou que o trabalho científico aprovado teve como objetivo pesquisar a prática do aleitamento cruzado, quando uma mulher amamenta um bebê que não é seu ou que teve seu bebê amamentado por outra mulher, prática contraindicada pelo Ministério da Saúde pelo risco de transmissão de doenças como o HIV. Pela pesquisa, cerca de 30% das mulheres entrevistadas, em um universo de 695 mães, já praticaram o aleitamento cruzado. “É uma prática contraindicada pelo Ministério da Saúde, mas pouco monitorada e ainda culturalmente aceita. O objetivo da pesquisa foi chamar a atenção da sociedade para essa prática para que se possa estabelecer ações para reduzir os riscos existentes”, informou Mariana Seehausen.
Durante o encerramento do evento, foi definido que o próximo XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno e o IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável serão realizados em 2016, em Florianópolis (SC), com o tema “A magia da amamentação na Terra do Sol e do Mar”.
Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370