Prefeitura de Manaus e Funati promovem capacitação para cuidado humanizado à pessoa idosa
15/08/2025 9h45


Com a missão de qualificar e ampliar a atenção dedicada à população idosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), deu início, na quinta-feira, 14/8, ao “Projeto Capacita”. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (Funati) e integra o “Programa Saber e Cuidar 60+”, que busca fortalecer o atendimento prestado em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) na capital.
Voltado a servidores e colaboradores da FDT, o curso reúne conteúdos que aliam teoria e prática, com foco na melhoria do serviço prestado. Entre os temas abordados estão inteligência emocional, comunicação não violenta e fortalecimento do trabalho em equipe, aspectos essenciais para a construção de um ambiente mais seguro, acolhedor e humanizado para os idosos atendidos pela instituição.
O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou que a iniciativa representa um avanço significativo na qualidade do cuidado prestado pela gestão municipal
“Cursos como este são fundamentais para que possamos garantir o respeito e o cuidado que a pessoa idosa merece. É por meio da capacitação que fortalecemos o trabalho da prefeitura e asseguramos um atendimento de qualidade, com profissionais preparados para atender com atenção, carinho e responsabilidade”,
A pró-reitora de Ensino da Funati, Kennya Ferreira, destacou que o projeto marca o início de uma cooperação que une experiência e conhecimento para alcançar a excelência no cuidado. “A Funati e a FDT dão início à primeira atividade do programa ‘Saber e Cuidar 60+’, resultado de uma união de esforços e conhecimentos para qualificar ainda mais o cuidado com a pessoa idosa. Com o início do ‘Projeto Capacita’, reafirmamos o compromisso de formar profissionais de excelência, preparados para oferecer um atendimento cada vez mais humano e qualificado”.
Para o gerente de Psicologia da FDT, Adriano Lago, a formação fornece ferramentas essenciais para a rotina de trabalho nas ILPIs.
“Essa parceria com a Funati, trazendo cursos de mediação de conflitos e inteligência emocional, é muito importante para promover um ambiente seguro e humanizado tanto para o profissional de saúde quanto para o idoso institucionalizado. Com novas técnicas e métodos, os profissionais terão mais recursos para lidar com situações do dia a dia, mediar conflitos e contribuir para um convívio mais harmonioso”, avaliou.
A expectativa é de que o “Projeto Capacita” seja ampliado para outras áreas e equipes da fundação, fortalecendo o cuidado integral, físico, emocional e clínico oferecido às pessoas idosas atendidas pela rede municipal.
— — —
Texto e fotos – Luiz Benjamin/FDT