Prefeitura vai ampliar cobertura da rede municipal de saúde
25/02/2013 14h44

O prefeito Arthur Virgílio Neto afirmou, nesta segunda-feira, 25, que até o final do seu mandato, 80% da cidade terá a cobertura da rede municipal de saúde. O anúncio foi feito durante a posse dos 147 conselheiros municipais de saúde, no auditório da Prefeitura, Compensa, zona Oeste, em que estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, e outras autoridades.
O prefeito disse que ampliação da cobertura da rede municipal fará com que o sistema de saúde se torne menos oneroso, desafogando o atendimento nos hospitais estaduais e auxiliando na prevenção das doenças mais graves.
“Atualmente, a cobertura é muito pequena, algo em torno dos 20%. A cada ano de governo, adotaremos medidas, como a ampliação no horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que farão com que, ao fim dos quatro anos de mandato, pelo menos 80% da cidade esteja coberta pela rede municipal”, garantiu Arthur Neto.
O prefeito também salientou a importância dos conselheiros municipais de saúde para as melhorias que a Prefeitura de Manaus pretende implantar na área. “Os conselheiros têm papel fundamental, pois atuarão como fiscais da sociedade, auxiliando a administração municipal no planejamento e no controle dos serviços oferecido à saúde”.
Os 147 conselheiros empossados irão atuar em 13 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), que funcionam como extensão do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Todos os eleitos também são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), obedecendo à diretriz do CMS, que prevê que 50% dos membros sejam representantes usuários, como forma de aproximar a população da gestão municipal.
Os conselheiros locais estarão inseridos no processo de controle social do SUS, assim como os conselheiros municipais e os distritais e atuarão junto às UBSs para melhorar o atendimento da população de cada área geográfica, inclusive em setores que não estão diretamente ligados à saúde, mas interferem na mesma. “Esse é um grande avanço para o processo de democratização da saúde”, finalizou o prefeito.
Para a conselheira local Rosângela Maria Castro, que irá compor o quadro da UBS Mansur Bulbol, no bairro Alvorada, zona Oeste, agora a comunidade tem um companheiro dentro das Unidades Básicas.
REPORTAGEM: Alita Menezes