Ouvidoria Municipal já realizou mais de cinco mil atendimentos
26/11/2014 12h24

A Ouvidoria Geral do Município atendeu mais de cinco mil pessoas, de março de 2013 – quando foi reformulada – até este mês de novembro. Do total, 75% das demandas foram resolvidas, efetivando-se como canal de comunicação entre a população e a Prefeitura de Manaus.
Além de reclamações e questionamentos, a Ouvidoria Municipal é também o canal para o cidadão sugerir e elogiar serviços prestados pelo Município, o que garante aos órgãos públicos o retorno sobre suas ações.
Além do próprio atendimento presencial na sede do órgão, com a reformulação da Ouvidoria Municipal, tornaram-se canais de comunicação a rede social Facebook, telefone, e-mail e a correspondência. Outro mecanismo encontrado pela Ouvidoria para estar mais perto da população são as audiências, reuniões e atendimentos em comunidades e também na sede da Ouvidoria.
Em novembro de 2013, a Ouvidoria Municipal recebeu em sua estrutura o Departamento de Proteção ao Consumidor (Procon Manaus), que atendeu mais de 800 demandas, realizando fiscalizações, simples consultas, atendimentos on line, abertura de reclamação, denúncias presenciais e Carta de Informação Preliminar (CIP).
Dentro das ações do Procon Manaus, ocorreram diversas fiscalizações com o intuito de garantir os direitos dos consumidores. Entre elas, a operação “Boas Festas”, “Natal Legal”, “Volta às Aulas”, além de fiscalizações relacionadas a Lei do Estacionamento Fracionado, Lei das Filas e blitz de bares, em parceria com demais secretarias.
Em 2014, a Ouvidoria Municipal recebeu o desafio de apoiar, em parceria, a Câmara Técnica de Turismo e Consumo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Posteriormente, um novo desafio: gerenciar o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) da Galeria Espírito Santo.
Dentre as metas para 2015 estão à ampliação dos balcões da cidadania dos PACs, que deverão ser inaugurados em shopping centers de Manaus; a implantação da Ouvidoria Itinerante para atender as demandas advindas das áreas mais afastadas, além do oferecimento de cursos de capacitação pela Escola de Serviço Público Municipal (Espi) aos servidores da Ouvidoria.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da Ouvidoria Municipal e Procon Manaus