Escola da Prefeitura de Manaus recebe projeto ‘OAB vai à Escola’ com palestra sobre cidadania e bullying

Por Prefeitura de Manaus

28/07/2025 13h46

Icone audio
Palestra #paratodosverem – Estudantes da escola municipal Santa Rosa 2, no bairro Tarumã, participando de palestra sobre cidadania bullying e cyberbullying durante projeto “OAB vai à Escola”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), realizou, nesta segunda-feira, 28/7, o projeto “OAB vai à Escola” com alunos do 6º ao 9º ano da escola municipal Santa Rosa 2, localizada no bairro Tarumã, na zona Oeste da capital. A ação educativa, que é desenvolvida pela comissão “OAB vai à Escola” da OAB, tem como objetivo principal promover o diálogo sobre cidadania, bullying cyberbullying entre adolescentes da rede municipal de ensino. 

A palestra reuniu aproximadamente 150 estudantes com idades entre 11 e 15 anos. A programação ocorreu na quadra da unidade escolar e integrou as ações contínuas da Semed voltadas à promoção de uma cultura de paz no ambiente escolar. 

De acordo com o coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), Ricardo Simões, a ação reforça o compromisso da Semed com a formação cidadã dos alunos. “A escola é um espaço de construção de valores, e esse tipo de palestra tem papel fundamental para despertar o senso de responsabilidade social nos estudantes. Nosso objetivo é fomentar uma convivência mais saudável e consciente dentro e fora das escolas”, afirmou. 

Durante a ação, a advogada Fabrícia Cidade, representante da comissão da OAB, conduziu a conversa com os alunos de forma dinâmica e acessível, abordando aspectos legais e emocionais ligados à prática do bullying

“É fundamental que os jovens compreendam seus direitos, mas também os seus deveres. Bullying não é brincadeira. E o cyberbullying, por acontecer em ambientes virtuais, pode parecer inofensivo, mas tem impactos profundos na vida das vítimas. Levar essa conscientização para dentro das escolas é uma maneira de prevenir e educar para o respeito”, destacou a advogada. 

A estudante Dayane Souza, de 12 anos, do 8º ano, participou da atividade e relatou como a palestra fez diferença em sua forma de enxergar o tema.  

“Eu achei muito importante, porque às vezes a gente vê uma situação de bullying e acha que é só uma brincadeira, mas não é. Pode machucar muito quem sofre. Agora eu entendi melhor e vou pensar duas vezes antes de falar alguma coisa para os outros”, disse Dayane.

— — —

Texto – Jordana Rodrigues/Semed 

Fotos – Eliton Santos/Semed 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCoe73