Prefeitura de Manaus apresenta boas práticas em resposta a desastres durante encontro nacional da FNP
26/07/2025 16h03


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), participou, na sexta-feira, 25/7, da reunião da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (Casd), promovida pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília (DF).
O encontro reuniu gestores municipais de todo o país para discutir políticas públicas voltadas à gestão de riscos, adaptação urbana e fortalecimento da resiliência das cidades.
Representando a capital amazonense, o secretário-executivo da Defesa Civil, coronel Lima Júnior, apresentou o programa “Boas Práticas para Construção de Pontes Provisórias”, desenvolvido durante a operação “Cheia 2025”. A ação, classificada como resposta da Defesa Civil, garante acessibilidade e manutenção de serviços essenciais às comunidades afetadas pelas inundações, com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc).
“A construção de pontes provisórias é um exemplo concreto de como garantir o direito de ir e vir e o acesso a serviços básicos durante as cheias”, destacou o secretário.
Durante a reunião, a FNP lançou, por meio do Centro de Apoio à Resiliência e Desastres (Card), a plataforma nacional de Boas Práticas, que permitirá o compartilhamento de experiências entre os municípios. Dez cidades, incluindo Salvador, Rio Branco e Manaus, apresentaram projetos.
A participação da Defesa Civil de Manaus reforça o compromisso da prefeitura com a proteção da população, a pronta resposta a desastres e o fortalecimento das capacidades locais, por meio da integração e troca de experiências bem-sucedidas.
— — —
Texto e fotos – Divulgação / Semseg