Prefeito surpreende moradores do Santa Etelvina em vistoria aos serviços prestados pelo Município
26/11/2014 10h39

Dando continuidade à série de visitas as unidades da rede municipal de Educação, o prefeito Arthur Virgílio Neto esteve, na manhã da terça-feira, 25, na Escola Municipal João Goulart, localizada no bairro de Santa Etelvina, na zona Norte da cidade. O prefeito também fiscalizou o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) Sávio Belota, na mesma comunidade, e que foi reinaugurada no início deste ano, dentro dos novos padrões estabelecidos pela Rede de Saúde Manauara.
Arthur lembrou que foi durante a sua primeira gestão como prefeito de Manaus que inaugurou a escola João Goulart, na época, a primeira em tempo integral implantada na capital. “O Ciep – Centro Integral de Educação Pública – João Goulart era uma unidade modelo nos anos 90, que mudou os índices de educação dessa localidade. Hoje, lamento que esse bonito projeto não tenha tido continuidade e nem tenha sido ampliado, mas vejo que algumas coisas boas daquela grande escola ainda se mantiveram, como o refeitório, maior do que muitos construídos mais recentemente”, destacou.
O prefeito ressaltou ainda que manterá sua meta de visitar todas as 506 escolas municipais das zonas urbana e rural da capital. A ideia é incentivar ações pedagógicas inovadoras e promover as melhorias necessárias para que, em 2016, Manaus esteja entre as 10 melhores cidades no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“A presença do prefeito nas escolas mostra a preocupação que se tem em avançar cada vez mais. Não podemos ficar satisfeitos com as metas atingidas. Queremos colocar a educação pública no mesmo nível das escolas particulares. Esse é o princípio da justiça e de uma distribuição justa de oportunidade. Abrimos nessa visita uma via direta dos educadores com o chefe do Executivo, pela qual eles podem mostrar o trabalho que está sendo feito e expor suas necessidades”, afirmou o secretário municipal de Educação (Semed), Humberto Michiles.
Mais saúde
Situada na rua das Samambaias, ao lado da E.M. João Goulart, no Santa Etelvina, zona Norte, a UBS Sávio Belota é uma das 10 unidades municipais que funcionam em horário estendido, das 7h às 21h, durante a semana, e das 7h às 13h, aos sábados. Em vistoria surpresa à unidade, que foi reformada e ampliada neste ano, o prefeito Arthur Virgílio Neto constatou que os serviços oferecidos estão aprovados pela população.
A dona de casa Lindamar Lima dos Santos, de 54 anos, por exemplo, mora na comunidade Tarumã-Mirim, que fica no quilômetro 21 da BR-174 (Manaus Boa/Vista), disse que não encontrou dificuldade para marcar seus exames. “Fiz um eletrocardiograma e minha mamografia e fui muito bem atendida. Está tudo funcionando muito bem”, elogiou.
O local possui 800 metros quadrados de área construída, sendo o maior e mais moderno modelo da rede de saúde municipal, com capacidade para atender até 18 mil pessoas por mês.
REPORTAGEM: Alita Falcão / FOTOS: Tácio de Melo