Prefeitura empossa 147 conselheiros municipais de saúde
22/02/2013 17h40

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizará na segunda-feira (25) a cerimônia de posse de 147 conselheiros locais de saúde, que será feita pelo prefeito Arthur Neto e o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo. O evento acontecerá no auditório João de Mendonça Furtado, na sede da Prefeitura de Manaus, das 8h às 12h.
Os novos conselheiros são representantes de gestores, trabalhadores e usuários da saúde, eleitos e indicados durante o processo eleitoral realizado pelo CMS no mês de dezembro de 2012. O grupo vai integrar 13 Conselhos Locais de Saúde (CLSs), que têm como função propor, contribuir e deliberar sobre a gestão da saúde, de forma local, em Unidades Municipais.
A presidente do CMS e subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Lubélia Sá Freire da Silva, explica que os CLSs são instâncias do Conselho Municipal de Saúde, sendo que 50% de seus membros são formados por representantes de usuários, 25% representantes de trabalhadores e 25% são representantes de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os membros representantes de trabalhadores e usuários são eleitos por suas respectivas categorias, e os representantes de gestores são indicados durante o processo eleitoral. “Cada um dos CLS’s está vinculado a uma unidade de saúde, atuando no exercício do controle social e contribuindo para melhorar a administração dos serviços prestados em suas comunidades”, destaca Lubélia Freire.
Os 13 Conselhos Locais vão representar quatro unidades de saúde da zona Oeste (UBS Leonor de Freitas, UBS Lindalva Damasceno, UBS Mansour Bulbol e Policlínica Djalma Batista), uma unidade de saúde na zona Sul (UBS Morro da Liberdade), três na zona Leste (Módulo de Saúde da Família Dr. Platão Araújo, Policlínica Dr. Antônio Comte Telles, Módulo de Saúde da Família Dr. Silas de Oliveira Santos), duas na zona Norte (UBS Armando Mendes e UBS Frei Valério Di Carlo), e três postos de saúde na área rural (Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e Pau Rosa). O mandato dos conselheiros locais tem a duração de três anos.