Com apoio da Prefeitura de Manaus, projeto incentiva desenvolvimento de talentos e o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade
03/07/2025 16h17


A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), realizou, na tarde desta quinta-feira, 3/7, uma visita técnica de monitoramento às atividades desenvolvidas pelo Instituto Mulheres Guerreiras, no bairro Japiim, zona Sul da capital. A ação faz parte do acompanhamento sistemático de projetos culturais apoiados por emenda impositiva e integra a política de valorização de iniciativas sociais com impacto direto nas comunidades.
O projeto fiscalizado, intitulado “Criando um Mundo Criativo e Notável”, é fruto da emenda impositiva nº 045/2024 e tem como objetivo principal o desenvolvimento de talentos e o empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A proposta atende diretamente 200 mulheres, com impacto indireto em 800 pessoas e 200 famílias, promovendo ações de qualificação, arte, cultura e geração de renda.
Durante a visita, a equipe de monitoramento da ManausCult acompanhou de perto as oficinas de artesanato, rodas de conversa, atividades culturais e ações de acolhimento e escuta qualificada voltadas às mulheres da comunidade. As atividades também incluem aulas de dança recreativa, palestras com temas sobre autoestima, direitos e saúde, além da entrega de cestas básicas como estratégia de fortalecimento da segurança alimentar.
Para o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, apoiar projetos como este é uma forma concreta de transformar realidades e fortalecer a economia criativa em Manaus.
“Estamos diante de uma iniciativa que vai além do aspecto artístico ou cultural. Ela promove dignidade, autonomia e empoderamento para mulheres, que enfrentam múltiplas vulnerabilidades. A ManausCult tem o compromisso de garantir que esses projetos avancem e alcancem seus objetivos com responsabilidade e impacto social real”, destacou.
Projeto
De acordo com o plano de trabalho, o projeto será executado no período de junho de 2025 a abril de 2026, e contempla ainda a realização de passeios culturais, oficinas de artesanato e palestras direcionadas por equipe técnica especializada composta por assistentes sociais, psicólogos e instrutores.
Segundo a presidente do Instituto Mulheres Guerreiras, Marina Trajano Feitoza, a iniciativa busca desenvolver talentos empreendedores, incentivar a independência feminina, fomentar a igualdade de gênero e proporcionar acesso à cultura e à saúde de forma integrada.
“Nosso trabalho é com mulheres que enfrentam diariamente os desafios da exclusão social, e por isso, cada oficina, cada roda de conversa, cada dança, é uma semente de esperança plantada”, afirmou Marina.
Com quase 40 anos de atuação, o Instituto Mulheres Guerreiras se destaca pelo trabalho comunitário voltado à promoção de direitos, inclusão produtiva e desenvolvimento humano. A parceria com a Prefeitura de Manaus por meio da ManausCult, viabilizada através de emenda parlamentar, reforça a importância de iniciativas comunitárias que dialogam diretamente com as necessidades da população.
— — —
Texto –Jéssica Trajano /ManausCult
Fotos – Thelson Souza/ManausCult