Operação de combate à dengue chega ao prédio da Prefeitura

Por Prefeitura de Manaus

21/02/2013 15h04

Icone audio

Agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fizeram uma vistoria em todo perímetro ocupado pela Prefeitura de Manaus, no bairro da Compensa, zona Oeste, nesta quinta-feira, 21. O trabalho abrangeu tanto as unidades internas, como a parte externa do prédio. Uma equipe de 10 pessoas, composta por três núcleos de trabalho da área de endemias, realizou trabalho de prevenção e combate à doença. À tarde o prédio da Prefeitura será submetido à ação de controle de dengue com pulverização de produtos químicos e os trabalhos no gabinete, órgãos e secretarias que funcionam na sede serão suspensos a partir das 15h30.

A solicitação da equipe foi uma iniciativa do Gabinete do Prefeito, após a confirmação de cinco casos de dengue entre membros da Guarda Municipal. A análise da rotina desses servidores demonstrou que a transmissão da doença aconteceu durante o horário de trabalho (diurno), à medida que o Aedes aegypti, nome científico do mosquito transmissor da dengue, não possui hábito noturno.

“Passamos informações sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar o surgimento de criadouros do mosquito, assim como combatemos os focos encontrados no local visitado”, explicou a supervisora de Endemias/Dengue da Semsa, Amazonina Barbosa de Souza, responsável pelo trabalho executado na Prefeitura.

Um agravante na análise dos casos é o de que o bairro Compensa registra um alto índice de infestação (focos).

“Orientamos todos a terem cuidados e a fazerem limpeza periódica em ralos, bebedouros e nunca permitir o acúmulo de água destampada em qualquer lugar, seja numa caixa d´água ou num pratinho de plantas”, destacou a supervisora.

O trabalho realizado na Prefeitura teve o apoio da equipe de Educação em Saúde, também da Semsa, que expôs, num pequeno stand, o ciclo biológico do Aedes aegypti, incluindo a apresentação de larvas em microscópio. Uma maquete representando a rotina de uma residência também facilitou a compreensão dos servidores e visitantes da Prefeitura sobre os erros e acertos nas atividades diárias que podem evitar o surgimento de foco do mosquito.

À tarde, estava agendado o mesmo trabalho no prédio da Secretaria Municipal de Administração (rua São Luís, nº 416, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul). “Sabendo combater o mosquito, conseguimos reduzir as chances de transmissão da doença”, destaca Amazonina Souza.