DDZ Oeste é a segunda Divisão da Prefeitura de Manaus a assinar a ‘Aliança Pró-Saeb’
13/05/2025 21h19


Com o objetivo de dar continuidade à melhoria dos índices educacionais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 13/5, a segunda reunião da “Aliança Pró-Saeb”, na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste. O encontro reuniu os 79 gestores da divisão no auditório do Instituto Filippo Smaldone, localizado no bairro Planalto, zona Oeste da capital.
A ação é feita em parceria com gestores escolares, e busca aumentar os resultados em indicadores importantes, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e outros que medem o desempenho da educação infantil.
Na ocasião, o secretário municipal de Educação, Júnior Mar, detalhou a nova iniciativa da Semed voltada para o fortalecimento da qualidade da educação nas escolas de Manaus.
“Essa é uma parceria importante para melhorar ainda mais a educação em Manaus. É na escola que tudo acontece, onde a vida realmente acontece. É lá que estão nossos alunos, nossos professores e toda a equipe que faz a educação acontecer. Manaus foi a capital que mais avançou no último Ideb, e a nossa meta é seguir evoluindo, oferecendo uma educação de qualidade para todos como um verdadeiro presente para a cidade”, afirmou Júnior Mar.
O chefe da DDZ Oeste, professor Ronaldo Barreto, explicou que a principal estratégia para melhorar os resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será a implantação do projeto “Anjo da Guarda”.
“A proposta também se estende aos alunos, promovendo a colaboração entre os que têm mais facilidade e os que enfrentam dificuldades. Com essa rede de apoio, esperamos fortalecer o ensino e alcançar melhores resultados em toda a Divisão Oeste”, contou Ronaldo.

De acordo com a gestora Marilena Gazel, da Escola Municipal João Aparecido, localizada no bairro Parque São Pedro, na zona Oeste, a escola promove encontros com professores, alunos e familiares para analisar os resultados, definir estratégias e fortalecer a motivação dos estudantes.
“A cada simulado, buscamos avançar ainda mais. Premiamos os alunos que se destacam, especialmente aqueles que alcançam nota 10, como forma de incentivo. Envolvemos toda a comunidade escolar porque acreditamos que bons resultados são fruto do esforço coletivo”, comentou a gestora.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Mário Oliveira/ Semed