Prefeitura de Manaus prorroga prazo para receber sugestões após seminário ‘Nosso Centro’

Por Prefeitura de Manaus

09/05/2025 12h20

Icone audio

A Prefeitura de Manaus prorrogou, até o dia 20 de maio, o prazo para receber as contribuições populares, da sociedade civil organizada e do público em geral para o seminário “Nosso Centro – Desafios e Soluções”, evento realizado pela gestão municipal, pelo Comitê de Melhorias do Ambiente de Negócios de Manaus (CMANM), da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O prazo foi prorrogado para dar ainda mais tempo e visibilidade para envio de sugestões, questões e contribuições sobre o programa do centro histórico. Durante os dias 24 e 25, foram debatidos 12 painéis, no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM). A participação popular é feita por meio de formulários separados, conforme os temas apresentados, disponíveis no site do Implurb.

Inovação tecnológica, transporte, limpeza pública, infraestrutura, desenvolvimento urbano integrado, segurança, assistência social, comércio informal, habitação, recuperação de imóveis, cultura e turismo, e gastronomia foram apresentados por gestores públicos e convidados, e as colaborações vão fazer parte de uma matriz de ações e uma matriz de investimentos.

“Estamos recebendo as sugestões, contribuições e questões pelos links disponibilizados e, depois, tudo será consolidado em um relatório para gerar a matriz que vai apontar para onde é preciso fazer a reabilitação em curto, médio e longo prazo. Temos o investimento público, da prefeitura, e do setor privado, mas a dimensão do programa exige investimentos também de mais setores e de atores estaduais e federais, e do Legislativo, com emendas parlamentares”, completou o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente.

Gestão pública

O programa “Nosso Centro” tem obras inauguradas: mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente, casarão Thiago de Mello, píer turístico Manaus 355 e skyglass, em pleno funcionamento, levando mais vida, mais negócios e fomentando novas histórias às margens do rio Negro, no início da avenida 7 de Setembro. Mais de 300 mil pessoas já passaram pelos novos espaços públicos criados, onde antes era total abandono.

Além das obras inauguradas, a prefeitura trabalha intensamente na segunda etapa do programa, onde estão projetos como a ampliação do Polo Digital; Polo de Gastronomia Criativa; Museu da História das Olímpiadas; retorno da circulação de um trecho do antigo bondinho, e o casarão azul de São Vicente (hub de inovação).

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – João Viana/ Semcom

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjCb8k1