Semsa realizou 670 atendimentos de urgência no carnaval
14/02/2013 15h57

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) executou uma série de ações durante o feriado de Carnaval, atuando na prevenção e promoção à saúde, nos serviços de urgência e na fiscalização dos serviços.
O Núcleo de Controle das DST/Aids e Hepatites Virais da Semsa organizou a distribuição de 800 mil preservativos durante todo o período carnavalesco. O trabalho foi realizado como parte da Campanha de Prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais, que este ano apresentou o tema “Vamos usar camisinha aí, gente! Folião que se preza não brinca sem fantasia”.
A distribuição de preservativos durante o Carnaval foi feita por profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde do município, durante a apresentação de bandas e blocos de ruas, no período pré-carnavalesco, e durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo, dias 08 e 09 de fevereiro, e no Carnaboi, nos dias 11 e 12 fevereiro.
Também durante o feriadão de Carnaval (08, 09, 10, 11 e 12 de fevereiro), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou 670 atendimentos com remoções, houve o registro de 79 colisões de trânsito, 18 atropelamentos e 16 chamadas por agressão física. O SAMU também realizou 44 orientações médicas por telefome (192) ou no próprio local da ocorrência.
O Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa), de 08 a 12 de fevereiro, vistoriou 100 eventos carnavalescos, entre apresentação de blocos, bandas e desfiles de escolas de samba. As vistorias foram realizadas por 54 fiscais que verificaram se as exigências sanitárias estavam sendo cumpridas nos locais de eventos.
Os fiscais verificaram o fornecimento de bebidas com utilização de gelo de água potável, o acondicionamento do gelo em recipientes limpos e bem conservados, o armazenamento e acondicionamento de bebidas e alimentos de acordo com o Código Sanitário de Manaus e a quantidade de banheiros químicos. De acordo com o chefe da Divisão de Engenharia Sanitária da Semsa, Pedro Contente, os fiscais também efetuaram orientações em relação à manipulação de alimentos por ambulantes e observaram a condição dos alimentos vendidos.
“Nós observamos algumas irregularidades e por isso a DVisa já está com a proposta de organizar a oferta de cursos de manipulação de alimentos para os ambulantes. A ideia é fazer do curso um dos critérios para credenciamento desses ambulantes em eventos como o carnaval”.