Prefeitura anuncia novos investimentos para o Carnaval de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

10/02/2013 18h11

Icone audio

O prefeito Arthur Virgílio Neto afirmou que, para o próximo ano, irá buscar, na parceria privada, recursos para novos investimentos no Carnaval de Manaus. O prefeito também garantiu que irá antecipar a liberação de verbas para as Escolas de Samba, a fim possibilitar um melhor resultado nos trabalhos realizados dentro dos barracões. O anúncio foi feito no Sambódromo, durante o Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de Manaus, na noite deste sábado, 9.

“Olho o Carnaval com olhos econômicos e quero que essa seja uma grandiosa festa turística, assim como o Boi-Bumbá de Parintins. Não temos como concorrer com o Carnaval do Rio de Janeiro, mas podemos, sim, nos igualar e quem sabe até superar o Carnaval Paulista”, assegurou Arthur Neto.

Em coletiva de imprensa, o prefeito lembrou da campanha, realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), “Não Desvie o Olhar. Fique Atento. Denuncie. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que está em sua 5ª edição e faz parte da Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, uma iniciativa do Governo Federal.

De acordo com o prefeito, os principais inimigos das crianças não estão fora de casa; são pais, avôs, padrastos e vizinhos. Só em quinto lugar é que vem o elemento de fora. Isso porque, são pessoas mais próximas que conhecem a rotina dos menores. “A pessoa que é violenta sexualmente morre duas vezes. A primeira, quando é violada, e a segunda, quando o coração para de bater. Portanto, aproveitamos o Carnaval para montar um verdadeiro exército, junto com os governos Federal e Estadual, contra a exploração sexual infanto-juvenil”, frisou Arthur.

Logo na chegada, antes de subir ao camarote, o prefeito foi recebido com entusiasmo pela população, especialmente pelas crianças. No encontro com o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, que na ocasião representava o governador Omar Aziz, Arthur disse que vai buscar, em conjunto com a gestão Estadual, divulgar previamente o Carnaval de Manaus em outras regiões do Brasil, atraindo mais turistas para capital amazonense.

Acompanhado da primeira dama Goreth Garcia Ribeiro, o prefeito Arthur Neto só deixou a passarela do samba após o desfile da escola Unidos do Alvorada, última agremiação a se apresentar, por volta das 6h30 da manhã deste domingo, 10.

Serviços

Um contingente de mil homens das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Serviço de Inteligência e Velado garantiram um Carnaval sem grandes incidentes. O caso mais grave registrado foi o da brincante da escola de samba Aparecida, da alas das baianas, Aparecida Maria de Nazaré, 87, que passou mal antes de entrar na Avenida e foi atendida pelo SAMU, sendo encaminhada ao SPA do bairro Alvorada.

Cem garis da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) formaram o ‘bloco da limpeza’, trabalhando na pista dos desfiles, além de 300 garis atuando na varrição das áreas interna e externa do Sambódromo. A Secretaria Municipal de Empreendedorismo e Abastecimento (Sempab) também esteve presente no Carnaval, organizando o comércio ambulante nos arredores do Sambódromo.

A Prefeitura de Manaus continuará com as atividades de regime especial durante o ponto facultativo do período carnavalesco, que vai da segunda, 11, até a quarta-feira, 13. As secretarias municipais de Saúde (Semsa), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Semulsp, Semasdh e Defesa Civil irão trabalhar para manter os serviços essenciais, além de desenvolver ações programadas para o período.

A agremiação campeã do Carnaval 2013 será conhecida na segunda-feira, quando os envelopes com as notas dos jurados serão abertos no Sambódromo, a partir das 14h.

REPORTAGEM: Alita Menezes