Alça viária na Rodrigo Otávio será entregue dia 25

Por Prefeitura de Manaus

07/02/2013 18h06

Icone audio

A alça viária com passagem livre, na avenida General Rodrigo Otávio, em frente ao Campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deverá ser entregue no dia 25 deste mês. A Gerência de Engenharia do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb) ainda fará duas vistorias na obra, a primeira nesta sexta-feira, 08 e a segunda no dia 16 de fevereiro. A obra dará maior fluidez ao trânsito da área.

Nesta quinta-feira, 07, técnicos da empresa responsável pela obra deram início às demarcações da sinalização horizontal e do local onde será construído o retorno. Segundo o diretor de engenharia do Manaustrans, Paulo Martins, 90% das obras já estão concluídas.

“Nós estamos analisando a questão da sinalização que vai ser necessária e verificando os ajustes. Nós já detectamos que o pavimento precisa ser recomposto, que existe desnível em parte da pista e por conta disso, precisamos demarcar o local pra que a empresa conclua os ajustes e a alça seja liberada”, afirmou.

O alargamento da via e a alça permitirão que o trecho da Rodrigo Otávio, em frente ao Campus, conhecido por retenções, engarrafamentos e trânsito lento, ganhe maior fluidez com a pista livre no sentido de quem vai do Coroado em direção ao Distrito Industrial.

“A função da obra é tentar melhorar a fluidez do tráfego na área, principalmente de quem vai em direção ao Distrito, que irá passar por fora, por uma alça externa. Quem segue direto não para mais na retenção provocada pelo semáforo, de quem converte à esquerda para entrar na Universidade Federal do Amazonas”, explica o presidente do Implurb, Roberto Moita.

Para os motoristas que trafegam pela área, a mudança vai trazer mais agilidade e fluidez ao trânsito, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos da Ufam. “Vai dar mais facilidade, pois o trânsito é muito congestionado e complicado nesse trecho”, declarou o autônomo André Silva.

O professor Roberto Herculano também aprovou a medida. “Esperamos que dê certo. É uma mudança que vai desafogar o congestionamento que ficava nesse sinal. Vamos ver lá na frente”, afirmou.

A intervenção começou em novembro de 2012, com prazo de 60 dias, e sofreu um atraso de 30 dias, em razão do período de chuvas e da necessidade de mudanças de infraestrutura urbana, como fiação de concessionárias de serviços (telefonia, por exemplo). A data prevista para a entrega da obra é dia 25 de fevereiro, quando a Prefeitura deverá receber oficialmente o complexo viário modificado.

A construção é uma medida compensatória, não tem dinheiro público investido diretamente, sendo paga por empresas privadas, com custo de R$ 424.830,27. O projeto é da Manaustrans e os engenheiros responsáveis, pelo instituto, são Alessandra Oliveira e Kellyson Pereira. A medida compensatória foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 25 de outubro de 2012. Antes de a obra ser entregue à população, o Manaustrans vai informar todas as mudanças no trânsito que ocorrerá na área.

Reportagem: Claudia do Valle / Leonardo Fierro