Prefeitura de Manaus realiza os Jogos Inclusivos Municipais nas escolas da rede municipal de ensino

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 13h38

Icone audio
Jims #paratodosverem – Estudante PcD da Semed acendendo a tocha de abertura da 2ª edição dos Jims

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 17/9, a abertura da 2ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais (Jims), no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lúcia Almeida, localizado na avenida Coletora, nº 1.335, no bairro Novo Aleixo, zona Norte. Os jogos, que iniciaram no dia 16/9 e seguem até 19/9, conta com a participação de cerca de cem crianças de todas as zonas da cidade. 

O evento tem o objetivo de fomentar o acesso à prática esportiva e de lazer, com caráter formativo, participativo, educacional e inclusivo, por meio de atividades paradesportivas, dirigidas a todos os estudantes da Educação Especial (público-alvo) e da rede municipal de ensino, para garantir o direito constitucional previsto no artigo 217, da Constituição Federal de 1988.

A gerente de Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, aponta que essa iniciativa da prefeitura veio para, de fato, realizar a inclusão na rede municipal de ensino, uma vez que participam alunos deficientes e não deficientes das atividades.

“A gente realiza os Jims para mostrar que essa modalidade, do desporto da educação física, pode acontecer em qualquer âmbito da Semed, em qualquer nível de escolaridade. Nosso objetivo é a inclusão por meio dos jogos adaptados”, acrescentou Amanda.

Esse trabalho de inclusão é reconhecido pelas famílias das crianças matriculadas em escolas municipais. Marcela Aline, de 23 anos, mãe da aluna Marjorie Cristine, de 5 anos, conta que sua vivência e desenvolvimento no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Juracy Freitas tem sido melhor do que ela esperava.

“Ela gosta de ir para a escola, lá ela tem apoio educacional. Eu e ela somos bastante gratas à Semed. Hoje em dia, é muito difícil incluir as crianças ainda mais no esporte. Então, eu fico muito feliz com a possibilidade dela participar, até porque minha filha é uma criança que gosta muito de atividades”, completou a mãe.

Jims

Os jogos acontecem em sete polos localizados nas unidades de ensino da rede municipal, em todas as zonas da cidade. A metodologia dos jogos é a participação dos alunos atípicos (pessoa com deficiência) e alunos típicos (sem deficiência), e com esse formato desenvolve atividades que fomentam a cultura corporal do movimento com o contexto da inclusão.

O evento é realizado em várias estações de atividades, como pré-desportivas, sociorrecreativas e educativas, por meio do vôlei sentado, arco e flecha, esgrima sentado, goalball, chute ao gol, e jogos de combate. 

O coordenador de esportes da Semed, Ronnie Melo, explica que, neste ano, os Jims foram divididos em polos para facilitar o deslocamento dos participantes.

“Indo às escolas, nós facilitamos a vida das famílias e das crianças. Dividimos em sete polos, um por Divisão Distrital Zonal (DDZ). Assim, ampliamos o atendimento e proporcionamos aos alunos de todas as áreas, com deficiência ou não, que possam ser atendidos”, concluiu Ronnie.

— — —

Texto e fotos – Divulgação/Semed