Conselho Municipal de Regulação vistoria obras da Estação de Tratamento de Esgoto Raiz na zona Sul de Manaus
28/10/2024 13h59


Membros do Conselho Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (CMR) acompanharam, na tarde desta terça-feira, 20/8, o andamento das obras da primeira parte da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz, localizada na zona Sul da capital.
O empreendimento integra o programa Trata Bem Manaus, o qual prevê a universalização da cobertura do serviço de coleta e tratamento do esgotamento sanitário da capital.
A ETE Raiz compreende quatro fases e a finalização da obra está prevista para 2027, quando todo o complexo terá a capacidade de tratar 360 litros de esgoto por segundo, beneficiando mais de 220 mil pessoas. Mais de 45% dos trabalhos da primeira fase já foram concluídos.
Conforme a concessionária Águas de Manaus, responsável pela obra, a estação será uma das maiores da capital amazonense, ocupando uma área de 9,6 mil metros quadrados. A nova ETE irá receber o esgoto produzido e coletado nos bairros Petrópolis, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha, São Francisco e Armando Mendes.
“Além de contribuir com a universalização do serviço de esgotamento sanitário, proporcionando mais saúde e qualidade de vida para os usuários, a ETE Raiz vai ajudar na despoluição do igarapé do 40, um dos mais importantes afluentes do nosso rio Negro”, afirmou o presidente do CMR, Elson Andrade.
Para o conselheiro Carlos Azevedo, que representa a sociedade civil organizada por meio da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a obra é uma importante iniciativa para toda a cidade.
Além dos conselheiros, também participaram da visita os técnicos da Ageman que atuam no saneamento básico, bem como os funcionários e diretores da Águas de Manaus.

— — —
Texto – Tereza Teófilo/Ageman
Fotos – João Viana/Semcom