Comunidade da zona rural recebe ação de saúde da prefeitura com foco no aleitamento materno

Por Prefeitura de Manaus

28/10/2024 10h01

Icone audio

Usuárias da comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Tarumã-Mirim, zona rural de Manaus, participaram de uma ação em saúde com foco na promoção do aleitamento materno, promovida pela Prefeitura de Manaus, na manhã de sexta-feira, 9/8, na escola municipal José Sobreira do Nascimento. A atividade integrou a agenda da Semana do Bebê Manauara, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), como parte da campanha “Agosto Dourado”, voltada à conscientização sobre a importância da amamentação.

Na ação, gestantes e mães da comunidade receberam orientações e dicas sobre amamentação, incluindo posição e pega adequada do bebê, e informações sobre a rede de apoio ao aleitamento materno e outros temas relativos ao cuidado infantil, como saúde bucal, paternidade responsável e registro civil do nascituro.

A chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa, Janaína Terra, aponta que a promoção do aleitamento materno faz parte das ações de rotina das equipes da rede básica municipal, ganhando reforço, neste mês, como parte do “Agosto Dourado”.

“Buscamos informar gestantes e lactantes sobre a importância do leite materno e as vantagens da amamentação para o bebê e a mãe. Nossa grande luta é que a mãe mantenha a amamentação exclusiva do bebê até o sexto mês, como recomenda a Organização Mundial de Saúde”, assinala.

Para o gerente de Atenção à Saúde do Distrito de Saúde (Disa) Rural, Francisco Santiago, a programação na zona rural levou orientações e conhecimentos importantes para as usuárias, que vão contribuir para a saúde e o bem-estar de mães e bebês, podendo ainda ser difundidas pelas participantes entre outras mulheres da comunidade.

“Foi muito gratificante, pela boa receptividade das participantes e por termos conseguido atingir aquilo que esperávamos, que era repassar informação e orientações para as mães e futuras mamães”, destacou o gestor.

A atividade no Disa Rural foi conduzida por técnicos da diretoria de Atenção Primária, da Semsa, das áreas de Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Nutrição e Alimentação, ao lado de equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural Nossa Senhora de Fátima. O encontro contou, ainda, com a participação da chefe de Saúde e Nutrição do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Luciana Phebo.

Semana

O encontro na Nossa Senhora de Fátima foi o segundo na agenda da Semana do Bebê Manauara, que prevê ações nos cinco Distritos de Saúde (Disas), da Semsa, sempre às sextas-feiras. A programação acontece em parceria com o Unicef, sendo realizada em unidades municipais de saúde integrantes da iniciativa Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), do órgão internacional.

As ações em cada distrito são realizadas pelos Disas, em parceria com creches do respectivo território, e incluem rodas de conversa, palestras e outras atividades de educação em saúde, abrangendo temas voltados a proporcionar maior qualidade de vida para crianças e suas famílias.

A programação iniciou no dia 2 de agosto, na USF Benedito Almeida, no Disa Sul, em ação que marcou a abertura do “Agosto Dourado” na rede básica municipal. Após o distrito rural, os próximos encontros serão na USF Sálvio Belota, no bairro Santa Etelvina, no Disa Norte; na USF Amazonas Palhano, no São José, na zona Leste; e na USF Parque das Tribos, no Tarumã, na zona Oeste.

Campanha

Além da Semana do Bebê Manauara, a agenda do “Agosto Dourado” da Semsa abrange atividades e ações voltadas ao fortalecimento do aleitamento materno em unidades básicas de toda a capital, em parceria com as comunidades, até o final de agosto. A iniciativa visa envolver usuários, profissionais de saúde e sociedade em geral, reforçando a importância do leite humano e da amamentação para o desenvolvimento sadio de bebês.

O “Agosto Dourado” foi instituído no Calendário Oficial de Manaus, em 2014, como “Mês de Reflexão sobre a Importância do Aleitamento Materno”. No Brasil, foi instituído, oficialmente, como mês do aleitamento materno em 2017. A referência à cor dourada evoca o padrão “ouro” de qualidade do leite humano, considerado um alimento completo, com todos os nutrientes necessários, para o bebê até seis meses de idade.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa