Prefeitura de Manaus realiza campanha da ‘Semana de Divulgação e Valorização do ECA’ na rede de ensino
28/10/2024 9h51
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na terça-feira, 16/7, uma roda de conversa com os alunos da escola municipal Marly Garganta, no bairro Manoa, zona Norte. A programação faz parte da “Semana de Divulgação e Valorização do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA)”, no município de Manaus.
Durante o mês de julho, as escolas da rede de ensino municipal intensificam a abordagem do tema. No período de campanha, são realizadas atividades coletivas e descentralizadas, como caminhadas, audiências públicas, seminários, debates nas escolas, produção de textos e de desenhos, além de estudos interativos.
De acordo com o chefe do Departamento de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, a Semed tem o objetivo de potencializar a escola como espaço de prevenção e proteção, garantindo os direitos humanos de criança e adolescente.
“As ações de fortalecimento do ECA serão intensificadas junto a toda comunidade escolar. A Semed busca sempre melhorar a qualidade no ensino e segurança dos nossos alunos, essa prática é fundamental para que todas as informações necessárias sobre o ECA sejam repassadas para as nossas crianças e adolescentes”, afirmou Luiz Oliveira.
Para a aluna Fabiana Ribeiro, 6° ano, é muito importante estudar sobre o ECA na escola, para que todos os seus colegas sejam cientes dos seus direitos enquanto crianças e adolescentes.
“Hoje em dia, os nossos deveres são respeitados. Essa roda de conversa é muito importante, porque nos ajuda a potencializar esse tema no nosso ambiente escolar. Durante a minha apresentação, irei ler o poema dos direitos das crianças, justamente para conscientizar todos os alunos da minha escola”, explicou a aluna Fabiana.
Na oportunidade, o gestor da unidade, Abel Bezerra, garantiu que enquanto educador tem o dever social em fazer com que os direitos das crianças e adolescentes sejam defendidos e efetivados.
“Nós, profissionais da educação, devemos trabalhar para que todos os nossos alunos tenham acesso aos seus direitos e façam valer a pena a lei que lhes assegura um melhor desenvolvimento físico, moral, social e psicológico”, afirmou o gestor.
Na ação, a temática se desenvolveu a partir de cartazes produzidos pelos próprios estudantes da escola. De acordo com a professora de artes, Vanuza Gama, todos os professores, antes de iniciar a semana do ECA, foram motivados a levar atividades com temas sobre os deveres e direitos das crianças e adolescentes para dentro das salas de aulas.
“Durante as minhas aulas de artes, busquei estimular o interesse dos meus alunos em aprenderem, de forma leve e espontânea, os seus deveres e direitos. Hoje em dia, é necessário ficarem por dentro desse assunto, entenderem a lei e saberem que ela funciona no nosso país”, afirmou a professora Vanuza.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues /Semed
Fotos – Divulgação/Semed


