Prefeitura realiza ação ‘OAB vai à Escola’ e debate sobre bullying com alunos da rede de ensino municipal
28/10/2024 9h19


A escola municipal Rosa Sverner, da Prefeitura de Manaus, recebeu nesta quinta-feira, 11/7, a palestra sobre bullying e cyberbullying do projeto “OAB vai à escola”, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A ação, que existe há mais de 15 anos, atende várias unidades de ensino da rede municipal, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar dos alunos nas escolas. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi).
Durante a visita, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) debateram sobre bullying e cyberbullying, com cerca de 80 alunos do 7° ano do ensino fundamental.
Na oportunidade, a presidente da comissão “OAB vai à escola”, Rosana Antony, ressaltou que o principal objetivo da ação é trabalhar a cidadania dentro das escolas, com palestras de grande relevância para o ambiente escolar com base no campo jurídico.
“A nossa missão é trazer palestras como bullying e cyberbullying, abuso e exploração sexual, drogas, direitos e deveres. Buscamos sempre informar de forma mais específica, para que os alunos do ensino fundamental 2, possam compreender os seus direitos como adolescentes e cidadãos”, afirmou Rosana.
De acordo, com a aluna Hanna Mayra, 7° ano, é crucial aprender sobre bullying na escola por várias razões, sendo elas, a prevenção e conscientização dos alunos.
“A educação sobre bullying nos ajuda a prevenir comportamentos agressivos dentro de sala de aula. Nessa palestra podemos aprender um pouco mais sobre empatia, resolução de conflitos e respeito pelas diferenças. Isso tudo é fundamental para uma convivência saudável com os nossos colegas”, frisou Hanna.

Evitar o bullying
Para o professor da unidade de ensino, Klinger Macedo, a escola celebra em estar recebendo com frequência o apoio da OAB no trabalho de conscientização já desenvolvido no local, para evitar a incidência de casos de bullying no ambiente escolar.
“Uma palestra nesse ramo nos traz muitos benefícios, inclusive eleva o conhecimento dos nossos alunos, com informações válidas, reforçando valores como o respeito, a tolerância e a justiça, que são fundamentais para o desenvolvimento moral e ético dos estudantes”, concluiu Klinger.
— — —
Texto – Thalia Rodrigues/Semed
Fotos – Ulisson Santos/Semed