Prefeitura estende horário de funcionamento de oito unidades de saúde

Por Prefeitura de Manaus

14/01/2013 18h06

Icone audio

Começou nesta segunda-feira (14) o horário estendido de atendimento em oito Unidades de Saúde da Prefeitura de Manaus, que agora passam a funcionar de segunda a sexta-feira das 7 às 21 horas, e aos sábados das 7h às 17h. O novo horário de funcionamento é um dos compromissos assumidos pelo prefeito Arthur Neto para ampliar o acesso da população à rede municipal de saúde, beneficiando as pessoas que trabalham em horário comercial. O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, foi pessoalmente na Unidade Básica de Saúde Leonor de Freitas, na Compensa II, zona Oeste, para acompanhar o início dos trabalhos.

“Agora temos duas unidades em cada zona da cidade com horário estendido de funcionamento, o que aumentará em 40% a demanda em cada uma delas. E também estaremos atendendo pequenas urgências, com demanda livre, sem agendamento, para que os nossos profissionais possam acolher da melhor forma possível os usuários com atendimento de qualidade e sem precisar lotar os hospitais”, afirmou Evandro Melo.

Nos casos mais graves, explicou o secretário, teremos equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para locomover estes pacientes aos hospitais de referência. 

Entre os serviços ofertados nas UBSs estão consultas de clínica médica, pediatria, ginecologia, odontologia e enfermagem, além de controle de hipertensão, diabetes, diagnóstico de malária, atendimento de suspeita de dengue, hanseníase, tuberculose, imunização, prevenção ao câncer de colo do útero e de mama e pré-natal.

A auxiliar administrativo Ivone Seixas, de 42 anos, elogiou o horário ampliado das unidades e disse que sempre tinha que faltar o trabalho para realizar as consultas de rotina, o que geralmente causava transtornos com seu chefe. “Agora eu posso vir mais tranquila ser atendida na unidade. E posso trazer meus filhos aos sábados para consulta de rotina e vacinação, porque eu nunca tinha tempo de trazê-los”, contou.

A agricultora Solange de Souza veio de longe, do Ramal do Pau Rosa, no Km, 21 da BR 174, para ser atendida no primeiro dia de funcionamento do horário estendido. Ela disse que precisava acordar de madrugada para conseguir atendimento e que muitas vezes perdia o dia de trabalho porque não conseguia vaga. “Vim para consulta em ginecologia e já vou ser atendida. Fico muito feliz porque agora me sinto amparada pelo serviço público de saúde”, afirmou.

Unidades que terão o atendimento estendido

DISTRITO DE SAÚDE SUL
UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada
UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade

DISTRITO DE SAÚDE NORTE
USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina
UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I

DISTRITO DE SAÚDE LESTE
USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II
UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves 

DISTRITO DE SAÚDE OESTE
UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II.
UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória

____________________________
Assessoria de Comunicação – SEMSA
Andréa Arruda e Cláudia Barbosa
3236-8315/8844-5635