Casa Vhida conta com apoio da Prefeitura de Manaus para plantio e distribuição de mudas

Por Prefeitura de Manaus

30/03/2016 14h46

Icone audio

casavhidaplantio (2)

 

Crianças e adolescentes atendidas pela Associação de Apoio à Criança com HIV – Casa Vhida – vão poder participar das ações de plantio e distribuição de mudas promovidas pela Prefeitura de Manaus, dentro do Plano de Arborização 2016, o Arboriza Manaus. A parceria  parceria faz parte do Projeto Floreando a Vhida, desenvolvido pela Casa Vhida, com o objetivo de proporcionar às crianças um estímulo à adesão ao tratamento e inseri-las como participantes da vida em comunidade.

 

A primeira atividade está programada para o dia 30 de abril, às 9h, na Praça da Associação dos Moradores do Bairro Dom Pedro I, que fica localizada nas imediações da Casa Vhida. A intenção é fazer com que o logradouro se torne referência para os participantes do projeto. No local, serão plantadas 160 mudas de espécies ornamentais herbáceas e arbustivas, além de cinco árvores distribuídas nos canteiros existentes na praça.

 

Além do plantio, um total de 100 mudas ornamentais será doado à instituição para que possam ser distribuídas às crianças e seus familiares, dentro do Floreando a Vhida, em parceria com a Fundação de Medicina Tropical. Neste caso, a muda é utilizada como ferramenta para o tratamento e é entregue durante a consulta médica para que o cuidado diário com a planta possa estar associado aos cuidados que a pessoa que convive com o HIV deve ter com a própria saúde.

 

A coordenadora da Casa Vhida, Hericka Cristina Silva Amorim, esteve reunida recentemente com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, para tratar da parceria. Ela explicou a importância do projeto, lembrando que a ideia inicial era de realizar a distribuição de mudas apenas durante as consultas, quando identificaram a necessidade de uma maior interação entre o público assistido pela Casa e a comunidade.

 

“Buscamos um espaço que pudesse servir de referência tanto para as crianças como para as instituições envolvidas, e partimos para conseguir as parcerias que nos permitissem realizar o plantio extramuros, entre elas a da Semmas”, comentou. “Nossa intenção é fazer com que as crianças se sintam estimuladas a cuidar também das mudas plantadas na praça, promovendo entre elas o protagonismo infanto-juvenil na preservação ambiental”, observou.

 

O secretário Itamar Mar reafirmou o interesse da Semmas em apoiar, de modo efetivo, as ações que contribuam para a melhoria dos índices de arborização da cidade de Manaus. “Neste caso, além de levar o verde para um logradouro público importante da Zona Oeste, estaremos contribuindo para a causa das crianças e adolescentes da Casa Vhida, entidade merecedora de todo o nosso respeito e admiração”, ressaltou.

 

O Plano Arboriza Manaus foi lançado em março e prevê o plantio de 10 mil mudas de árvores em 56 logradouros de 35 bairros de Manaus.

 

Foto: Arlesson Sicsu

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684