Fórum de Vinculação integra profissionais de UBSs e Maternidade Moura Tapajóz

Por Prefeitura de Manaus

17/03/2016 17h39

Icone audio

forumvincubs (2)

 

Em busca de fortalecer a integração entre o profissional que atua nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde mulheres grávidas realizam o pré-natal, e o profissional das maternidades, a Prefeitura de Manaus realizou na manhã desta quinta-feira, 17, o Fórum de Vinculação Pré-Natal da Maternidade Moura Tapajóz.

 

O encontro, que garante o acompanhamento adequado da gestante e do bebê durante a gestação, o parto e no pós-parto, aconteceu no auditório da maternidade e reuniu gestores e trabalhadores de UBSs, da Estratégia Saúde da Família (ESF) e de policlínicas da zona Oeste.

 

Cada um dos Distritos de Saúde (Sul, Leste, Oeste e Norte) promove anualmente três eventos desse tipo. “Os fóruns são utilizados como um espaço para a integração e fortalecimento das ações de vinculação já executadas pelas Unidades Básicas de Saúde, em cada Distrito de Saúde, e os serviços oferecidos nas maternidades”, explicou o secretário municipal de Saúde (Semsa), Homero de Miranda Leão Neto.

 

Um dos temas abordados no Fórum foi a “Implantação do Processo de Vinculação Pré-Natal do Disa Sul”, com destaque para Monitoramento Digital das Consultas de Referência e Contrarreferência de Puerpério.

 

De acordo com a enfermeira Lúcia Marques de Freitas, responsável pelo programa de Saúde da Mulher no Disa Sul, o monitoramento digital, realizado por meio de planilha eletrônica, é um instrumento para o controle das informações sobre o acompanhamento da grávida e do bebê, no atendimento durante o pré-natal, parto e puerpério.

 

“É uma forma de garantir que a mãe e a criança estão sendo acompanhadas em todos os serviços de forma adequada e em tempo hábil, permitindo que os profissionais de saúde tenham controle do atendimento em toda rede de cuidados”, afirmou Lúcia Freitas.

 

Vinculação

O trabalho de vinculação também consiste em ações em que a gestante, ainda durante o pré-natal, tem a oportunidade de conhecer a maternidade onde serão atendidas durante o parto, esclarecendo dúvidas e obtendo informações sobre normas, rotinas e procedimentos que devem ser seguidos.

 

A assistente social Neide Negreiros, do Núcleo da Saúde da Mulher da Semsa, explica que a vinculação é uma das estratégias utilizadas pela Semsa para reduzir a mortalidade materna e infantil, organizando a rede de atenção para assegurar o acesso, o acolhimento e resolutividade dos serviços

 

“É um trabalho que já apresenta resultados positivos como aprofundar e aperfeiçoar a comunicação e o diálogo entre os integrantes da rede de saúde municipal, estadual e federal, além de estabelecer pactos para a melhoria do atendimento, buscando reduzir a mortalidade materna e infantil”, afirmou Neide Negreiros.

 

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315