Refúgio Sauim Castanheiras recebe reforço de 330 bichinhos de pelúcia para filhotes

Por Prefeitura de Manaus

17/03/2016 16h07

Icone audio

bichopelucia (2)

 

A doação de 330 bichinhos de pelúcia ao Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, arrecadados pela Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira, reforçou, na manhã desta quinta-feira, 17, a campanha iniciada em novembro do ano passado. A entidade reúne 33 empresas japonesas que atuação no Pólo Industrial de Manaus.

 

Os bichinhos de pelúcia têm um papel importante para o desenvolvimento dos filhotes órfãos de animais silvestres resgatados pela unidade. A campanha, de caráter permanente, é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

 

O gestor do Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras, Daniel Grijó, explicou que com a campanha foi possível formar um estoque que permitirá trabalhar por pelo menos seis meses tendo em vista a grande rotatividade dos bichinhos de pelúcia. “Os animais se mantêm agarrados a eles e há um desgaste natural”, afirmou.

 

Hoje, o Refúgio Sauim Castanheiras mantém 14 filhotes abrigados, a maioria macacos, além de preguiça e tamanduá. Grijó ressalta que, desde o início da campanha, os filhotes vêm tendo uma melhor adaptação após chegarem ao Centro de Triagem do Refúgio. “A campanha vem permitindo também transmitir a mensagem de alerta contra a manutenção de indevida de filhotes de animais silvestres em cativeiro, além da importância do reaproveitamento de resíduos”, disse.

 

A iniciativa de envolver empresas japonesas foi da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio e Indústria Nipo-Brasileira. O diretor da entidade, Iuquio Ashibe, destacou a importância do trabalho desenvolvido no Refúgio Sauim Castanheiras e da mensagem que a campanha passa. “Logo que soubemos da campanha, nos mobilizamos para ajudar porque sabemos que os filhotes quando ficam órfãos têm que se agarrar em alguma coisa e todos abraçaram a campanha, o que se reflete no quantitativo arrecadado”, observou ele, que vê importância em se disseminar a ideia para todo o mundo.

 

Paulo Maciel, 44, funcionário da Sony e integrante da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Nipo-Brasileira, conta que fez a campanha interna dentro da fábrica, mostrando a importância dos bichos de pelúcia para os animais. “Em um mês, conseguimos arrecadar 36 bichinhos e foi muito gratificante participar porque vimos a importância que objetos, que seriam jogados no lixo, podem ter para a vida de animais da nossa fauna”, completou.

 

A gestão do refúgio informa que a campanha continua ganhando a adesão de parceiros e será mantida.

 

Fotos: Arlesson Sicsú/ Semmas e Karla Vieira/ Semcom

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684