Prefeitura reforça fiscalização nas áreas de restrição de circulação

25/01/2023 18h04

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) reforçou a fiscalização voltada para coibir a circulação dos veículos de grande porte que circulam na Zona Máxima de Restrição de Circulação. A ação foi realizada nesta quarta-feira, 25/1, na avenida Mário Ypiranga, zona Centro-Sul.

A ZMRC foi criada para dar mais segurança viária por meio de regras que determinam horários para o tráfego de veículos de grande porte em algumas áreas da cidade. Nas abordagens, três caminhões foram autuados por estarem circulando fora do horário e do peso permitido e sem portarem a Autorização Especial de Tráfego (AET).

“A fiscalização é uma maneira de ordenar o tráfego, dar mais fluidez e, principalmente, garantir trânsito seguro para pedestres e condutores de veículos de menor porte”, explicou Roosevelt Farias, chefe de divisão Centro-Sul do IMMU.

As empresas transportadoras ou proprietários de veículos pesados devem solicitar o documento no setor de Atendimento do IMMU, na Av. Urucará, 1180, Cachoeirinha, das 8h às 14h. Os argumentos apresentados serão analisados pela diretoria de Engenharia, que poderá acatar ou não o pedido. O documento tem prazo de validade e deve ser renovado após expirar a autorização de circulação.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar em veículos com dimensões ou cargas superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização é infração grave, equivalente a cinco pontos na Carteira de Habilitação, com multa no valor de R$ 195,23 e retenção do veículo.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU