Idosos são convocados para unir forças no combate ao mosquito Aedes aegypti na zona Sul de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

29/01/2016 17h36

Icone audio

Como parte das ações estratégias de combate ao Aedes aegypti, executadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, na rua Leopoldo Neves, s/n, bairro Santa Luzia (zona Sul), iniciou trabalho de sensibilização e mobilização de grupos de idosos para a prevenção ao zika vírus, dengue e febre chikungunya.

 

De acordo com a diretora da UBS Santa Luzia, assistente social Rita de Lima Barroso, a mobilização dos idosos está sendo organizada para aproveitar o potencial desse grupo de pessoas para atuação como multiplicadores de informações dentro das comunidades em que vivem.

 

“Normalmente, o idoso é o representante da família que passa mais tempo em casa, tendo maior oportunidade de interagir com os vizinhos e com outros membros da comunidade na rotina do dia a dia, e são respeitados por sua experiência de vida. Isso faz com que ele esteja em uma melhor posição para multiplicar informações e mobilizar o restante da comunidade para que todos façam o seu papel na eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti”, explica Rita Barroso.

 

O grupo de idosos do Parque Prosamim Cajual, no bairro Santa Luzia, foi o primeiro a passar pelo trabalho de sensibilização executado pela UBS Santa Luzia, em reunião na tarde de quinta-feira, dia 28. “Durante a mobilização, os idosos foram orientados para sobre a aplicação do check-list Dez Minutos Contra a Dengue, que auxilia na identificação e eliminação de possíveis locais de proliferação do mosquito, sobre sinais e sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os serviços disponíveis na rede municipal de saúde”, informa a diretora.

 

A mobilização vai abranger também os grupos de idosos das equipes de Estratégia Saúde da Família que são vinculadas à UBS Santa Luzia, de acordo com a área de abrangência de cada uma. Na manhã desta sexta-feira, dia 29, a atividade reuniu integrantes do grupo de idosos da Unidade Básica de Saúde da Família – Sul 13.

 

A dona de casa Francisca Silva da Costa, 66, integra há 10 anos o grupo e considera a iniciativa da UBS Santa Luzia importante para o combate às doenças. “É preciso que todos entrem nessa luta para combater o mosquito Aedes aegypti. E podemos ajudar aconselhando, orientando e repassando as orientações dos nossos avós e pais para os nossos filhos, colaborando para proteger a nossa própria saúde e da família”, destaca Francisca.

 

 

Reportagem: Eurivânia Galúcio

Foto: Assessoria/ Semsa

 

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 98842-8370/ 98842-6135