Brigadistas vão atuar em ações preventivas nos parques e unidades de conservação contra o Aedes aegypti

Por Prefeitura de Manaus

25/01/2016 16h41

Icone audio

agi2

 

Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) foram capacitados na manhã desta segunda-feira, 25, para identificar e eliminar possíveis focos doAedes aegypti na primeira oficina de formação de brigadistas no combate ao mosquito oferecida pelo Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs) a funcionários de parques e unidades de conservação municipais.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, o objetivo da ação é reforçar a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) no sentido de ampliar as ações integradas de combate Aedes Aegypti. “Havíamos programado que até o final de janeiro nossos parques e unidades de conservação estariam contando com brigadas de combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e aqui estamos dando início a essa formação”, afirmou o secretário, que participou da abertura do evento.

No total, 40 servidores da Semmas participaram da atividade. A oficina foi ministrada por uma equipe da Gerência de Promoção à Saúde da Semsa. Os servidores estarão responsáveis em realizar as inspeções semanais nos espaços protegidos geridos pelo órgão, identificando e eliminando possíveis focos.

A gerente de Promoção à Saúde, Francinara Lima, destacou que a intenção da Semsa, com as formações, é fazer com que as instituições fiquem livres do mosquito. No caso dos ambientes naturais, é preciso ter uma observação mais apurada já que pequenos objetos como uma tampa de garrafa, por exemplo, podem servir como criadouro. Ela lembra que qualquer órgão público ou instituição privada pode agendar a realização da oficina, bastando agendar por meio do Disque Saúde 0800-280-8280.

As capacitações são realizadas na sede do Ciocs, localizado na rua Diamante, 15, Nossa Senhora das Graças. As capacitações são gratuitas.

As brigadas estarão distribuídas nos Parques Municipais do Mindu, Ponte dos Bilhares, Lagoa do Japiim, Nascentes do Mindu, Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras e na sede da Semmas, situados em áreas de alto risco de  vulnerabilidade para a ocorrência do mosquito. Durante o treinamento, os brigadistas aprenderam sobre os hábitos do mosquito e o que se deve fazer para destruir os criadouros, além de identificar as larvas e suas diferentes fases.

O chefe do Setor de Transportem da Semmas, Maxwell Silvano Giddf dos Santos, é um dos brigadistas. Ele disse que a partir da capacitação espera atuar como um agente propagador de informação. “Com essa capacitação será possível aprender e repassar informações não só na secretaria como também na nossa casa e na rua onde moramos”, afirmou.

Junto com a Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Urbana) e a Semsa, a Semmas atuou no Loteamento Campo Dourado, no período de 18 a 22/01, visitando as casas, orientando sobre o impacto do descarte de resíduos na natureza e construindo uma agenda comum de atuação no loteamento.

O trabalho é desenvolvido pela Divisão de Educação Ambiental. Ficou definido que toda última sexta-feira de cada mês, servidores das três secretarias se reunirão com os moradores para trabalhar as questões ligadas à gestão de resíduos e do Espaço Verde Campo Dourado, a área verde do loteamento.

 

Fotos: Arlesson Sicsú

 

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas): 92 3236-6684 / 98842-1243