Nova Ponta Negra é a principal atração de lazer do manauara
16/01/2012 10h23

Quem chega, logo observa a mistura de cores. Do verde da arborização, do branco, preto e vermelho na calçada, os tons cinza no anfiteatro, o azul no chafariz e embora existam incertezas quanto a origem do nome, o espaço foi batizado com a cor do Rio que banha a orla de Manaus. E mesmo com um olhar superficial, é perceptível que a população já aceita a nova Ponta Negra como um espaço para lazer familiar, encontros, prática de atividades físicas, turismo e excursões, enfim, uma diversidade de usos.
Com a primeira etapa entregue em dezembro, a obra agrada a públicos diferentes e gera expectativas para sua continuação. “Eu achei que ficou ótimo, um espaço maior para o lazer. Gostei da idéia da praia permanente. Talvez poderiam ter arborizado melhor a área, dá uma sensação melhor, pelo menos pra mim que gosto de correr, mas no geral ta muito bom, espero que a segunda parte fique assim.”, avaliou o engenheiro Marcelo Aguiar, 40, que se desloca do conjunto Dom Pedro, onde mora, para praticar corrida e caminhada todas as manhãs.
Aproveitando a visão contemplativa do Rio Negro, as universitárias, Rebeca Pimentel, Larissa Monteiro e Larissa Svetlana, aproveitaram uma dessas manhãs nubladas para conferir as mudanças e tirar fotos. “Ficou uma graça, conseguiram arborizar direitinho. Eu adorei a nova Ponta Negra.”, elogiou Rebeca. “Eu achei que deu uma nova cara pra cidade, como se fosse uma cidade mais nova, futurista. Tirou aquela impressão de uma Ponta Negra velha e suja. Está com ar de uma cidade melhor mesmo”, completaram as Larissas, ainda pousando para fotos que Rebeca registrava. Testemunhos de quem sentiu as mudanças só em atentar o visual do local.
A obra contempla um novo calçadão, três Mirantes, Anfiteatro, Escadaria, Passarela, Praça na Rotatória com Chafariz e Espelho D’água, com uma fonte que funciona com música e iluminação a LED, estacionamentos e jardins. Além disso, foram realizadas todas as intervenções de infraestrutura, como rede de esgoto, elétrica, hidráulica, para realizar a perenização da praia, que está em fase de conclusão, e o projeto de iluminação cênica dos jardins e de todo calçadão, valorizando a nova arquitetura do local.
Tudo com uma avaliação positiva do coordenador do PETI – Programa de Erradicação do trabalho Infantil, Elton Carlos, que aproveitou para levar as crianças do projeto para um momento de lazer e aprendizado na Ponta Negra, outro lado do uso do espaço. “Nesse primeiro momento a gente vê que, visualmente, está bastante agradável. Um ambiente bonito para se passear. Mas, por conta da inauguração, o povo já acha que já dá pra tomar banho e que já ta toda pronta, mas ta muito bonita e se a outra etapa ficar como essa vai ser muito bom.”, disse Elton.
Em um passeio turístico com a família – mãe, filhos, sobrinhos e marido, que vieram da capital Paraense, Belém, a estudante Milena Castro, 34, contou que esteve presente no dia da inauguração e que aproveitou a vinda família para viver uns minutos de guia turística. “Adorei. Gostei muito daqui. Trouxe a família toda logo pra visitar e eu espero que esse projeto continue e que a próxima etapa fique ainda melhor.”, destacou Milena.
A Nova Ponta Negra também conta com serviços de limpeza constantes. “Do ponto de vista da limpeza, houve melhoria sim. A população aceitou bem a idéia de jogar o lixo nas lixeiras, mas mesmo assim tem equipes de limpeza por aqui, de domingo a domingo.”, comentou o gari Álisson Souza Diniz, que trabalha há 8 anos na Semulsp, enquanto varria parte do calçadão.
A obra da segunda etapa contempla o espaço do antigo bar Amarelinho até o Bar Laranjinha, ao lado do Anfiteatro. O valor estimado é de aproximadamente 28 milhões de reais e a entrega é prevista para o segundo semestre de 2012.