Curso de capacitação reúne conselheiros tutelares de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

08/01/2016 15h26

Icone audio

c2

 

Iniciou nesta quinta-feira, 07, no auditório do Parque Municipal do Idoso, o Curso de Capacitação voltado para os Conselheiros Tutelares de Manaus eleitos para o quadriênio 2016/2020. A formação é obrigatória e vai oferecer técnicas operacionais necessárias para o exercício da função. O curso é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

 

Ao todo participam 90 conselheiros, entre titulares e suplentes. Esta é a última fase do processo, constituído por quatro etapas: inscrição, prova escrita, eleição e capacitação. Todas elas, com caráter eliminatório.

 

De acordo com a presidente em exercício do CMDCA, Nilce Elena Trindade, garantir a presença nesta fase é importante para os conselheiros. “Lembramos que a quarta etapa é obrigatória, então os conselheiros que estão aqui devem ter no mínimo 75% de frequência. Ao contrário, estará impossibilitado de tomar posse”, disse ela.

 

Para o conselheiro tutelar da zona Leste I, Júnior Borges, que já exerce um trabalho de recuperação de jovens dependentes químicos na comunidade, essa é uma chance valiosa de aprendizado. “A partir de agora teremos um futuro promissor nesses quatros anos em que vamos exercer o mandato. Já tínhamos uma teoria, agora vamos aprender um pouco sobre a prática e só assim poderemos ajudar as crianças e adolescentes a ter esperança, garantindo seus direitos”, comentou Borges.

 

Segundo o procurador público e responsável pela Coordenadoria de Apoio das Promotorias da Infância e Juventude (CAOP-IJ), Públio Caio Cirino, um pré-requisito para se tornar conselheiro tutelar é ter a consciência de cuidado ao próximo. “Quem cuida se compromete, se envolve, vai ao encontro. É isso que os conselheiros tutelares devem fazer a partir de agora. Eles não podem se fechar em seus gabinetes e sim buscar dentro do possível as respostas e soluções para os graves problemas sociais da infância e adolescência”, afirmou.

 

A secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh), GorethGarcia Ribeiro, disse que é tempo de auto-avaliação para os conselheiros, assim eles poderão não só se atualizar sobre o seu papel, mas também avaliar de qual forma vão exercer essa função. “Este é um momento especial para discutir a importância deste cargo. É fundamental que a partir de agora o conselheiro tutelar olhe para si e busque executar de uma forma completa a sua missão, exercendo-a com dignidade e ética.”

 

A secretária também agradeceu o apoio da prefeitura e todos os organizadores da capacitação. “Nos dedicamos de corpo e alma com o aval do prefeito Arthur Virgílio Neto e apoio de todos os servidores, promotores de justiça, conselheiros de direito e secretarias para dar ao município e às crianças e adolescentes um pleito transparente e seguro. Hoje é com muito otimismo e felicidade que participamos deste processo. Estaremos durante todos esses dias acompanhando de perto e estimulando a todos que venham. Parece uma coisa simples, singela, mas na verdade tem uma força muito grande e vai nos ajudar na luta pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes”, concluiu Goreth Garcia Ribeiro.

 

O curso acontece até sábado, 09, e no domingo, 10, os conselheiros receberão a posse em uma cerimônia que acontece em todo Brasil.

 

Reportagem: Juliana Souza

Fotos: Diego Caja

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh): 923215-4616 / 98842-2266/ 98409-5005 / 99446 – 4599