Semulsp retira média de 60 tonelada/dia de lixo da orla de Manaus
22/09/2011 17h26
O reforço das equipes de garis da Prefeitura de Manaus, que diariamente limpam as praias e barrancos da orla da cidade, está retirando uma média de 60 toneladas de resíduos, por dia, nesse período da vazante. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) aumentou de 20 para 100 o número de garis em toda a extensão da orla do São Raimundo, desde a última segunda-feira (19), para recolher sacolas plásticas, garrafas PET, pneus, latinhas e vários outros tipos de resíduos descartados nas águas dos igarapés durante o período da cheia. “Enquanto a água está alta, esses resíduos não aparecem, já que estão enterrados na lama. Agora aproveitamos a vazante para trabalho para limpar e impedir que esse lixo vá parar nas águas do rio Negro”, explica o secretário em exercício da Semulsp, Túlio Kniphoff.
A previsão é que toda a equipe fique pelo menos dez dias na orla do São Raimundo.
Os moradores do local pararam para assistir ao trabalho. Dona Maria do Rosário Araújo da Silva, 53, comentou que nunca viu uma vazante tão rápida. “Moro aqui há 32 anos e nunca vi nada igual. O nível da água está tão baixo que o lixo, talvez de décadas, está aparecendo. Agradeço a vinda da Secretaria para limpar, já que lixo é questão de saúde pública”, comentou ela.
Maria do Rosário tem consciência da origem de tanto lixo: “o lugar ainda está bem sujo em razão da falta de consciência da população que faz das águas seu depósito de lixo. Não adianta o poder público limpar, se o povo não consegue manter um compromisso com o meio ambiente”, definiu.
Assessoria de Imprensa da Semulsp
Solange Elias
Arley José Barreto
solange.elias@pmm.am.gov.br
3216-8014/9106-4631/8844-5272


