Escolas da Semed recebem Prêmio Construindo a Nação, do Sesi/AM
01/05/2014 9h39
Nove escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) receberam, na tarde desta quarta-feira, 30, o Prêmio Construindo a Nação 2013/2014, idealizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/AM), Instituto da Cidadania Brasil e Parceiros.A premiação foi para as escolas que apresentaram projetos com a temática da cidadania, durante o ano de 2013. Os projetos foram elaborados por professores e alunos e todas as escolas públicas e privadas do Amazonas podiam participar.
A chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, professora Núbia Pinto Breves, destacou a importância dos projetos desenvolvidos por várias escolas da rede municipal e o que isso pode influenciar na vida dos participantes.
“O principal objetivo é que os alunos, assim como os professores, possam desenvolver a cidadania na sala de aula, na escola e na comunidade. O projeto é aplicado por meio de oficinas, com relatórios sobre o desenvolvimento e a avaliação é feita no Estado de São Paulo, o que faz com que a gente saiba quem venceu apenas na hora da premiação”, relatou.
Esta foi 8ª edição do Prêmio Construindo a Nação e, de acordo com a coordenadora do prêmio no Sesi/AM, Maria de Lurdes, o objetivo esperado a cada realização do evento é a participação de escolas e empresas. “Nossa intenção é motivar, incentivar as escolas, não importando se for da rede pública ou privada. Nós queremos chamar atenção para a cidadania, queremos atingir desde a educação infantil de uma escola até as empresas, para que se mobilizem em prol da cidadania”, relatou.
O prêmio foi divido em quatro categorias, onde as três primeiras receberam premiação. Na categoria Educação Infantil, a primeira colocada foi o Centro Municipal de Educação Infantil Professor Wilson Mota dos Reis. De acordo com a professora Regina Coeli Martins, uma das que coordenou o projeto intitulado ‘Pequeno Cidadão, seus direitos e deveres’, o estudo foi voltado para o trabalho na comunidade.
“Nós trabalhamos o tema de nota fiscal e outros assuntos de interesse de todos. Os alunos se envolveram com o projeto e buscamos trabalhar no cotidiano, paralelo a outras disciplinas. O que poderia ser trabalhado com a Língua Portuguesa, Matemática, nós aplicávamos os direitos e deveres”, ressaltou.
Premiação
O segundo lugar na categoria Educação Infantil ficou com o Centro Municipal de Educação Infantil Madre Elísia. A terceira colocação foi para o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Elza Damasceno da Silva.
Na categoria Ensino Fundamental, as vencedoras foram: 1º lugar – Escola Municipal Padre Sebastião Luiz dos Santos Puga Barbosa; 2º lugar – Escola Municipal Maria Rufina de Almeida; e 3º Lugar – Escola Municipal Pintor Leonardo da Vinci;
O 1º Lugar da categoria Ensino Médio ficou com a Escola Estadual Professora Maria Belém e o 2º lugar com a Escola Estadual Vocacional Masrour.
A Escola Municipal Albérico Antunes de Oliveira foi a primeira colocada da categoria Educação de Jovens e Adultos. A segunda colocada foi a Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery. E a terceira colocação ficou com o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Professor Samuel Isaac Benchimol.
TEXTO: João Pedro Figueiredo
FOTOS: Rodemarques Abreu





