Semad inicia redução de desperdício de água com palestra de conscientização

Por Prefeitura de Manaus

24/04/2014 16h23

Icone audio

A Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 24, no auditório do órgão, a palestra “O Uso Racional da Água”. Cerca de 60 pessoas entre técnicos, assessores e diretores, participaram da atividade.

 

A iniciativa faz parte do projeto que está sendo implantado pelo Departamento de Controle de Contas Públicas (DCCP) junto aos servidores, para reduzir os gastos e eliminar eventuais desperdícios visando alcançar as metas programadas para o exercício de 2014, explica o titular da secretaria, Serafim Meirelles Neto.

 

Essa busca pela economia segue uma das diretrizes do prefeito Arthur Virgílio Neto para reduzir o custeio público, também ratificada pelo Conselho de Gestão Orçamentária e Financeira (CGOF). “Estamos iniciando a campanha com essa palestra sobre o uso racional da água que visa formar multiplicadores entre nossos servidores de modo que alcancemos essas metas o mais rápido possível”, ressalta o secretário.

 

Dados do Departamento de Controle de Contas Públicas (DCCP) da Semad informam que, no ano de 2013, a Prefeitura de Manaus gastou o equivalente a R$ 8.100.862,21 com o consumo de água. Já a meta para o exercício de 2014 é chegar no máximo a R$ 6.482.579,48 ,explica a diretora do departamento, Sônia Lira. ”Estamos iniciando a conscientização pela Semad, para depois estendermos aos demais órgãos, focando também as áreas de telefonia, energia e combustível”, garante a chefe.

 

A palestra foi apresentada pela representante da empresa Manaus Ambiental, Lineci Mendonça e abordou os seguintes pontos: economia, conscientização, desperdício, escassez e doenças de veiculação hídrica. Outros itens importantes foram ainda destacados, entre eles, a leitura do hidrômetro e a análise da conta de água. “O objetivo é esclarecer a fim de buscar aliados na luta para baixar o consumo e economizar, tanto nas contas públicas quanto nas domésticas”, explica a colaboradora.

 

Segundo a diretora do DCCP, Sônia Lira, a palestra faz parte de um projeto que está sendo implantado junto ao público interno da Semad, visando à redução das contas públicas. “A conscientização do nosso servidor é o primeiro passo para uma ação mais consistente, que certamente trará uma economia ainda maior, colaborando para alcançarmos as metas traçadas para o ano de 2014”, prevê otimista.

 

Secretaria Municipal de Administração,Planejamento e Gestão.

Assessoria de Comunicação: 3215-3442