Prefeitura promove o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física
06/04/2014 15h25

A prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), juntamente com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) realizou, neste domingo, 06, no Complexo Turístico da Ponta Negra, na zona Oeste, o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física com o tema “Viver com saúde é uma grande vitória”. O evento idealizado pelo Ministério da Saúde ocorreu simultaneamente nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo.
Em um palco montado no calçadão da segunda etapa da Ponta Negra, centenas de pessoas participaram das atividades. Todas voltadas para o bem-estar e a prática esportiva. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, esse é um dia de disseminar a conscientização sobre a importância da prática da atividade física para se manter saudável.
Evandro destacou que a programação deverá ainda se estender para os bairros da capital em breve. “Aqui nós estamos estimulando as pessoas sobre a importância da pratica da atividade física, que não só melhora a qualidade de vida, mas prolonga a vida mantendo a qualidade. Essa é uma ideia que vamos levar para os bairros. Já temos um evento deste tipo previsto para o mês de maio e queremos que todos tenham essa consciência de que quem pratica esporte, vive mais e melhor”, destacou.
O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque disse que o evento surtiu o efeito desejado e acredita que o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física será sempre celebrado. “Nós queremos que nossa ideia seja disseminada e que a população manauara não pratique a atividade física só no dia mundial e sim, todos os dias”, pediu.
Quem compartilha da ideia dos secretários é a professora de educação física Leilane Albuquerque. Ela foi uma das profissionais que subiu no palco e movimentou quem passava pelo calçadão da Ponta Negra. Ela apresentou um pouco das aulas ministradas na academia e ressaltou o quanto é importante praticar exercícios físicos regularmente. “Nós recomendamos que a atividade física seja praticada pelo menos quatro vezes por semana. Em alguns casos, uma caminhada e uma corrida sempre ajuda, mas tudo de forma coordenada e com devido acompanhamento”, frisou.
As atividades motivaram até quem não estava passeando no calçadão a sair de casa. A artesã Zelita Torres, 55, disse que estava em casa quando viu a movimentação. “Tudo isso aqui é motivador e nada melhor para manter a saúde do que a prática da atividade física”, afirmou.
Texto: Carla Albuquerque
Fotos: Mário Oliveira