Semasdh anuncia novo Centro de Atenção ao Autista
06/04/2014 9h43

A titular da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), Goreth Garcia Ribeiro, anunciou que a Prefeitura de Manaus deve entregar, dentro de alguns meses, mais um Centro de Atenção ao Autista na capital. O anúncio foi feito neste sábado, 05, durante a realização da 2ª Corrida por um Mundo Azul, evento esportivo que chama atenção da sociedade para o Autismo.
“No ano passado fizemos mais de 12 mil atendimentos no EAMAAR (Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy), só este ano, já são mais de 40 mil e esse número deve ampliar ainda mais, pois vamos criar um novo centro nos próximos meses”, anunciou a secretária.
A Semasdh apoiou a realização da corrida, que foi organizada pelo Governo do Amazonas. Goreth Garcia Ribeiro foi uma das autoridades a entregar a premiação para os vencedores da prova.
Ganhador da categoria cadeirante, Jaime Davi, 30, agradeceu o apoio dado pela Prefeitura de Manaus aos autistas da capital. “É uma alegria muito grande sabermos que as autoridades da nossa cidade, como o prefeito Arthur Neto e a primeira-dama Goreth Garcia são sensíveis a essa causa. Sou grato ao trabalho que eles fazem. Eles abriram os olhos da sociedade para o autismo”, comentou Jaime.
Já o neuropediatra Franciso Tussolini, que trabalha no EAMAAR, elogiou a estrutura montada pela Prefeitura de Manaus, para atender crianças com autismo. “O autismo não é fácil de ser descoberto. É preciso que muitos profissionais avaliem as crianças para que possamos ter certeza de um caso concreto. A prefeitura mantém uma equipe muito boa fazendo esse trabalho, que serve inclusive de exemplo para outras cidades brasileiras”, concluiu Tussolini.
Atualmente, cerca de 800 crianças estão cadastradas no Eamaar, que fica no bairro Alvorada 2, zona Centro-Oeste de Manaus.