Prefeitura começa a reforma de ponte sobre o Igarapé da Bolívia
04/04/2014 12h27

Interditada há mais de três anos, a ponte sobre o Igarapé da Bolívia, localizada na Avenida Tereza D’Ávila, no bairro Santa Etelvina, zona Norte, começa a ser reconstruída. O serviço faz parte do cronograma de reforma de pontes em concreto que a Prefeitura de Manaus vai executar neste e nos próximos meses.
A obra começou nesta quinta-feira, 03, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). A fase atual é de escavação do solo do igarapé para implantação das 28 estacas de concreto, 12 em cada margem do leito, que darão sustentabilidade ao tabuleiro da ponte com estrutura toda em concreto armado e ferros.
Uma equipe de dez funcionários trabalha na execução da obra, que tem prazo de 60 dias para ser concluída. Com 19 metros de comprimento e nove de largura, quando estiver pronta, a ponte possibilitará, inclusive, o retorno do tráfego de veículos por ela.
O secretário da Seminf, Luiz Borges, explicou que a prefeitura está com um planejamento para realizar a reforma e a implantação de pontes em bairros e comunidades que necessitam emergencialmente dos serviços. Algumas pontes têm o trabalho mais dificultoso em virtude do grande desgaste e do longo período que as estruturas ficaram sem manutenção. “Por exemplo, a ponte na qual começamos a reforma não irá receber apenas reparos. Na verdade, o que faremos no local é a implantação de uma nova ponte em concreto armado e ferro. O prefeito Arthur Neto determinou que, além da segurança, os trabalhos nas estruturas das pontes focassem também na durabilidade”, informou o secretário Borges.
Novas pontes
Um novo projeto para pontes tem sido estudado e estrategicamente planejado pelo Departamento de Controle dos Serviços Básicos (DASB) da Seminf para ser implantado em Manaus neste ano. Após a aprovação do projeto, pequenas pontes de madeira e até de concreto serão substituídas por pontes com aduelas em concreto.
O projeto visa à utilização de aduelas pré-moldadas, fechadas em formato quadrado, com medidas que variam entre 2,5 x 2,5 a 3,0 x 3,0 equivalentes a altura e a largura. O comprimento será padrão: de um metro. Esse tipo de ponte será viável para ser implantado em córregos de até dez metros de largura.
Em reforma
O setor de Divisão de Obras Civis da Seminf executa a reforma em madeira de três pontes que estavam deterioradas. A primeira está localizada na Avenida Grande Circular, bairro Mutirão, zona Leste. A segunda está localizada na rua Cruzeiro do Sul, na Betânia, zona Sul. A última fica no beco Cruzeiro, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Novo Aleixo, zona Leste. Todas têm prazo de dez dias para serem concluídas.
Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) 92 3642-3064